Dia Nacional do Livro Infantil




O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.


Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por
Jussara de
 Barros
Graduada em
 Pedagogia
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com




Projeto:Dia Nacional do Livro Infantil

1. Justificativa:
Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.


2. Objetivos:
_ Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
_valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.


3. O que se espera que os alunos aprendam:
_ Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;
_ ampliar o gosto pela leitura;
_ ampliar o gosto pela leitura;
_conhecer obras e autores;
_ declamar poema, rimas, entre outros;
_ aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;
_ diferenciar os textos;
_ ler para outra sala, com entonações corretas;
_ declamar poesias;
_ encenar algum tipo de texto;
_ aprender ouvir a leitura do colega.


4. O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
_ Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;
_favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;
_ propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;
_ criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;
_ Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;
_ montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;
_ incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;


5. Etapas previstas:
Segunda-feira:
  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?
  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.
Terça-feira:
  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.
Quarta-feira:
  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).
Quinta-feira:
  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo- marcador de páginas.




ATIVIDADES

































































































LEMBRANCINHAS  



















fonte www.professoramarciavaleria.blogspot.com
         www.valdirenerosa.blogspot.com
         http://projetosrealizadosem2009.blogspot.com
         blog algodão doce
         blog sempre viva eva

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