9

Projeto Dia do Circo




15 de março
Dia do Circo


O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA!


"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual.
O palhaço faz tudo seriamente.
Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos.






Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)




DIA DO CIRCO

O Dia do Circo é dia 15 de março,porém aqui no Brasil comemora-se o Dia do Circo em 27 de março,numa homenagem ao palhaço Piolin,que nasceu nessa data,no ano de 1897,na cidade de Ribeirão Preto,São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.



Como surgiu?


É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.



Quando o circo chegou no Brasil?

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.



Nossos palhaços...



Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" - ele mesmo se intitula assim - diz que os melhores palhaços que ele conheceu na vida foram Piolin, Arrelia e Chicarrão. Essa notoriedade de George Savalla Gomes, seu verdadeiro nome, se deve muito à TV. Comandou programas de televisão, gravou vários discos, e soube tirar dessa mídia o melhor proveito. A TV, para ele, não acabou nem vai acabar nunca com o circo. Segundo Carequinha, o circo é imortal.

"Sou contra circo que tem animais. Não gosto. O circo comum, sem animais, agrada muito mais."Carequinha

Denominado o "Rei dos Palhaços", o senhor Abelardo Pinto morreu em 1973 e era conhecido no meio circense e no Brasil como o palhaço Piolin (era magro feito um barbante e daí a origem do apelido). Como Carequinha, Piolin trabalhou em circo desde sempre. Admirado pela intelectualidade brasileira, participou ativamente de vários movimentos artísticos, entre eles, a Semana de Arte Moderna de 1922.

"O circo não tem futuro, mas nós, ligados a ele, temos que batalhar para essa instituição não perecer"Frase dita por Piolin, pouco antes de morrer



Fonte:IBGE



Aniversário de palhaço

Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca! Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa-surpresa para ele. Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:-- Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula, rola e pisca!E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha! Virou cambalhota no ar, rodopiou no meio do picadeiro, dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acesas. E quando a turma começou a cantar "Parabéns a você", Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral. Que aniversário sensacional!

Flávia Muniz

Fonte: Editora Moderna







PROJETO-

- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março


Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.


Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco - Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:-
  • Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

Objetivos específicos:-
  • Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
  • Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
  • Trabalhar e desenvolver a criatividade;

Eixos temáticos / conteúdos:-
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.

  • O Circo;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical;
  • Expressividade;
  • Equilíbrio e coordenação;
  • Noções de formas e quantidades;
  • Noções de diferenças e igualdade;

Estratégias / Recursos:-
  • Música
  • Dança
  • Desenho
  • Pintura
  • Brincadeiras infantis
  • Jogos diversos
  • Literatura infantil
  • Vídeos
  • Cds
  • Adereços

Desenvolvimento:- (exemplos)
  • Atividade 1 – A história do circo;
  • Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
  • Atividade 3 - Assistir ao filme "Dumbo";
  • Atividade 4 – Descrever o cartaz "O circo" da coleção Leandras – edt. FTD;
  • Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
  • Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
  • Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
  • Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
  • Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo;


Avaliação:-
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.

Bibliografia:-
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9., Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4, Editora Fapi






                                            ATIVIDADES






































































































































































                                                               

                                         LEMBRANCINHAS




MOLDE




MOLDE
                                                      






POEMA

O sorriso de um palhaço




Abriram-se as cortinas vermelhas

das lonas azuis estreladas.

- Atenção garotada!…

Grita o mestre de cerimônias.

- O show agora vai começar.



E lá no alto da arquibancada

para o picadeiro a olhar,

estava eu bem sentada

com minha atenção voltada,

para o palhaço a pular.



Em meio a tanta alegria

meu coração disparava.

Meu Deus!… quanto magia

o circo me despertava.

E justo naquele dia,

mais um ano eu completava.



No meio do show, de repente,

parado a minha frente

estava o palhaço “Buzão”,

trazendo no rosto, contente,

um doce e singelo presente

que aflorou minha emoção.



Nada mais bonito existe,

que o sorriso de um palhaço…

Que faz outro rosto sorrir.



Simone Borba Pinheiro 




Como é bom ir ao Circo...



Como é bom ir ao circo, participar da alegria


ingênua do palhaço, maravilhar-se com as cores e

as mágicas. Rir diante do novo e do inesperado.

Vamos todos na imaginação dar cambalhotas, andar

na bola, equilibrar na corda bamba, dar o salto

mortal no trapézio, tirar o coelho da cartola do

mágico, vamos bater palmas para esta encantada

família circense?

E...não se esqueça. Onde houver uma lona e um

palhaço, ali reinará a alegria.
 
 
 
 
 
FONTE :
               http://www.jacirinha.blogspot.com/
               http://www.painelcriativo.com/
               http://www.professorajuce.blogspot.com/
               http://www.tiacrisamoremeducar.blogspot.com/
               http://www.pedagogiadoafeto.blogspot.com/



 


9 comentários:

Rita de Cassía disse...



Adorei seu trabalho, seu blog esta muito fofo e gostaria de completar ele com essas atividades abaixo:


Dia do circo Interpretação de texto

Dia do circo Produção de texto

Dia do circo Matemática

Dia do circo na educação infantil

Dia do circo lembrancinhas

Dia do circo desenhos para colorir



Atividades dia do circo para imprimir

Atividades dia do circo educação infantil

Atividades dia do circo maternal

Atividades educativas dia do circo




Atividades para o dia do circo 1°ano

Atividades para o dia do circo 2°ano

Atividades para o dia do circo 3°ano

Atividades para o dia do circo 4°ano

Atividades para o dia do circo 5°ano


Unknown disse...

Oi Cláudia xará. td bem? amei seu blog.também sua formada em Pedagogia e atuo no momento com o maternal e estamos procurando uma dramatização sobre o circo.tema da nossa despedida. você tem algo assim ou saberia me indicar outro site ou blog.abraços
Cláudia Araújo

Unknown disse...

amei!!! Voltarei mais vezes

Unknown disse...

amei!!! Voltarei mais vezes

Unknown disse...

amei seu trabalho....ajudou muito tirei minha duvida em relação a data do dia do circo, obrigada

Fabiana Escolinha ABC disse...

Exelente. Parabéns!!!

Fabiana Escolinha ABC disse...

Exelente. Parabéns!!!

Unknown disse...

Preciso de músicas

Unknown disse...

muito bom parabéns

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...