PROJETO






PROJETO - O PATINHO FEIO


ESCOLA ESTADUAL DONA CAETANA AMÉRICA 
DE MENEZES

PROJETO O PATINHO FEIO
Turma: 1° ano
Professora Coordenadora: Keile Cristina
Pedagoga: Sirlei Pires

JUSTIFICATIVA 
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, 

dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. 
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão 

das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da
linguagem, da leitura e da escrita. 

OBJETIVOS: 
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a 

criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de 
maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com
o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço
a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos 
da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre 
professora e alunos e facilitar uma melhor integração no 
ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais
e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a 
realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL 
CD da história O Patinho feio
CD da música O Pato 
VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, 

giz de cera, cartolina,...).
Sucatas diversas para confecção de fantoches

DESENVOLVIMENTO
       Apresentação do livro: capa, material, título,
editora, ilustrações.
       Ler a história toda e mostrar as figuras;
      Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão 
para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
      Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula
      Dar um nome ao patinho
      Ouvir o CD;
      Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica
os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história
(Onde? Quando?);
      Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
      Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
       Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
       Dramatização e teatro;
       Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens 
Cruzadinha 
Seqüência com tarjas (música) 
Reescrita coletiva do texto
      Frases enigmáticas
      Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
      Confecção de um livro;


TEMAS TRANSVERSAIS 
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, 

cooperação, organização, solidariedade. Trabalho 
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. 
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. 
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS 

ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE). 

TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,... 

AVALIAÇÃO: 
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.



keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle

 
 

O Patinho Feio e o valor do respeito



Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do 
respeito ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.

O Patinho Feio e o valor do respeito

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou
ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?

A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade
de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor 
ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças.

Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou 
classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.

Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade 
de refletir sobre a importancia do outro como peça fundamental no jogo 
social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacifíca entre todos,
independentemente da origem ou da história de cada um.

Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças 
para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas
preconceituosas so colaboram para a degradação das relações e da
sociedade como um todo.

A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas,
temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros, 
mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes.

Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes
belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida
pacifíca e digna. A responsabilidade é nossa.

Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso
papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes
que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência 
seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada, 
colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.

(Fonte: Revista Profissão Mestre)

Postado por: Profª. Rosângela Viana





LIVRO O PATINHO FEIO














                        http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/







                           ATIVIDADES





























FONTE 
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
http://keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle







3 comentários:

Liange Henschel Zangrande - "Lykkazan" disse...

Olá Claudia! Obrigada por visitar meu blog. O seu é uma gracinha! Boas informações, principalmente para quem trabalha com essa faixa etária, dá para ajudar bastante as professoras do nível fundamental I. Também sou educadora/Pedagoga. Ja trabalhei com diversas faixas etárias. Hoje leciono no ensino profissionalizante, mas também gosto do artesanato. Atualmente é a minha paixão nº1, pois a educação esta me decepcionando muito.
Beijos, querida!
apareça no meu "bloguito" quando quiser.
Lykka

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quando encontramos
para as lições
que ensinamos,
sentidos verdadeiros,
o que ensinamos,
torna-se vida
nas vidas que aprendem.

Que em ti haja a alegria
de uma manhã de sol...

Unknown disse...

Olá, Querida adorei seu blog, esssa atividade super 10 meus alunos adoraram, bjs obrigada.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...