Projeto "Os sentidos"- Chapeuzinho vermelho e Branca de neve

                                          PROJETO







Sentidos :Chapeuzinho Vermelho e A Branca de 

Neve e os Sete Anões



DURAÇÃO


 2 meses (abril e maio)


JUSTIFICATIVA


Permitir aos aluno a ampliação de seu conhecimento, estimulando 

sua curiosidade e atenção. Atribuir significados as sensações, trabalhando 

os sentidos : AUDIÇÃO, TATO, OLFATO, VISÃO, PALADAR.


OBJETIVOS


Através dos contos, propor que as crianças compreendam de maneira

lúdica as sensações.

Despertar a atenção

Desenvolver a linguagem oral, comunicação

Trabalho em grupo

Diversão, lazer

Desenvolver a criatividade das crianças

Mostrar a importância de cada sentido


DESENVOLVIMENTO


Trabalhar em rodas de conversa

Manuseio de livros

Brincadeiras com sensações (sentidos)

Músicas

DVD do filme ou desenho “ Chapeuzinho Vermelho e A Branca de Neve”

Figuras

Atividades diárias com desenhos, pinturas

Reconto da História



CULMINANCIA


Painel exposto na sala

Apresentação teatral


AVALIAÇÃO


As crianças serão avaliadas no decorrer do projeto, considerando as

atividades, o desempenho e o interesse dos alunos
.


OS SENTIDOS


Visão: Mostrar figuras coloridas, de tamanhos diferentes (pequena, média e grande).

Audição: Brincar com instrumentos, vozes, barulhos, falar alto, baixo. Mostrar sons dos animais. Provocar que as crianças percebam a importância de ouvir.


Olfato: Brincar de diferenciar cheiros fortes, fracos e etc ... Perceber a importância do nariz.


Paladar: Com os olhos vendados ou não, experimentar diferentes tipos de alimentos. A importância da boca, da língua.


Tato: Manusear diferentes texturas: algodão, lixa, água fria, morna e etc. Descobrir qual colega está tocando-o, com os olhos vendados.
Caixa de sensações (caixa misteriosa) / Tapete Sensorial.




CHAPEUZINHO VERMELHO



Podemos trabalhar não apenas os sentidos, mas outros aspectos, como:

carinho da menina com a vovó.

O fato de ter desobedecido a mamãe e ter ido pelo

caminho errado, onde encontrou o lobo.

Podemos alterar o final da história, o lobo não precisa ter comido

a vovozinha, podemos dizer, por exemplo, que ele se arrependeu e foi

embora “não devemos fazer o mal”.

Lembro-me da musica da Xuxa: “Enquanto seu lobo não vem”, 

ele é um lobo bonzinho


Com o foco nos sentidos:

E por que esses olhos tão grandes?

E por que  esse nariz tão grande?

E por que essa boca tão grande?


A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES





Podemos trabalhar:


A bondade da Branca de Neve

Os alimentos, devido a maçã

A madrasta, a bruxa: por que ela é má?

O carinhos dos anões com a Branca de Neve e dela por eles

O trabalho dos anões, trabalham juntos

O tamanho deles e da Branca de Neve

As características de cada anão: atchim, mestre, zangado e etc....

foco foi o anão Dunga, que não fala, mas ajuda seus companheiros

Utiliza gestos para se comunicar



Fonte:http://pequeninosfrutofiel.blogspot.com.br


·        


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...