3

Projeto Primavera

                                  PROJETO PRIMAVERA
                                   


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.




OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.



CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches;

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.



MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.


CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.




AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.



BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.





- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )



- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )



- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.



- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.



- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.



- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.




Mais idéias...

Idéia da Ana Margarida:

Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho,explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.






POESIAS




1)- NO JARDIM

HELENA PINTO VIEIRA



JARDINEIRO, JARDINEIRO

VAI REGAR O TEU CANTEIRO

LINDAS FLORES

LINDAS FLORES

COLHERÁS O ANO INTEIRO



2)- PRIMAVERA

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES



A PRIMAVERA EXPLODIU

EM FOLHAS E CORES NOVAS!

QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU

MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...



3)- PRIMAVERA

(autor desconhecido)



O JARDIM ESTÁ FLORIDO

LINDAS FLORES MULTICORES

TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES

FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS

PASSARINHOS A CANTAR

É A PRIMAVERA QUE CHEGOU

PARA TODOS ALEGRAR


LINDA PRIMAVERA


COMO VOCÊ É LINDA

É A PRIMAVERA

NO JARDIM DA BEM VINDA

HÁ FLORES LINDAS E BELAS.



NA PRIMAVERA

SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS

A NATUREZA IMPERA

NO SÍTIO DO ROSALVO.



O AR FICA CHEIROSO

FAZ BEM PARA AS NARINAS

TUDO SE TORNA FORMOSO

PARAÍSO DAS MENINAS.



LINDA PRIMAVERA

COM PÉTALAS A ABRIR

A COISA MAIS SINGELA

QUE PODEMOS ASSISTIR.



ÉPOCA DE ALEGRIA

QUE TRANSMITE MUITA CALMA

NADA DISSO EXISTIRIA

SE NÃO HOUVESSE A ALMA.



DESABROCHAM LINDAS FLORES

E CHEIROSAS TAMBÉM

DE ONDE SURGEM OS FRUTOS

E EXCELENTES ARES CONTÊM.



( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )






CONHECENDO A FLOR

OBJETIVOS GERAIS:




•Conhecer as características da flor;

•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;

•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;

•Perceber a importância da preservação da flor;

•Incentivar o respeito às flores.



METODOLOGIA:



•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;

•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram flores.

•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?

•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;

•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;

•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala;

•Observar o que encontram no interior da planta;

•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.).

•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.

•Usar como recurso o vídeo Reino das Plantas;

•Cantar músicas sobre flores;

•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)

•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);

•Leitura de texto informativo sobre o tema.




CONHECENDO AS FOLHAS

OBJETIVOS GERAIS:




•Conhecer as características das folhas;

•Identificar as diferentes formas de folhas;

•A importância da folha para as plantas.



METODOLOGIA:



•Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;

•Comparar o tamanho, a forma, a textura, as cores;

•Contar quantas folhas foram colhidas;

•Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;

•Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;

•Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?

•Explicar o porque as folhas são verdes e o que dá a cor verde as folhas.



AVALIAÇÃO: Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades propiciadas.




                                            
                                                 
                                  ATIVIDADES DA PRIMAVERA


                
                                                         
                                                                            







                                                                           
                                                                   

                                                                                 
                                                                                 
                   UMA LINDA PRIMAVERA  PARA VOCÊS!!
                                    BEIJINHOS!!
                                        
FONTE:  http://wata-eh-legal.blogspot.com/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...