0

Proclamação da República

                  Proclamação da República





O movimento Proclamação da República consiste quando o Brasil deixa de ser imperial e passa a ser República Federativa. O seu dia foi 15 de novembro de 1889 feita por Marechal Deodoro da Fonseca, na cidade do Rio de janeiro. Após o último abalo contra a Monarquia que foi o fim da escravidão o império perde o auxílio dos escravocratas que aderem à República. Assim civis militares e os republicanos históricos partem para cima do império. A nova implantação foi feita por que o Brasil estava entrando em crise, e ai precisavam de um novo governo que fosse capaz de levantar as questões sociais, políticas e econômicas do país.
A crise da Monarquia estava ligada a vários fatores, sendo eles:
Com o descontentamento da igreja católica com Dom Pedro segundo pela intervenção de Dom Pedro nos assuntos da igreja foi o primeiro fator para que a crise começasse a acontecer.
O segundo veio através de criticas feitas pelos integrantes do Exército pela corrupção que estava acontecendo na corte real. E também por que os militares não podiam se manifestar na imprensa sem uma autorização do Ministro da Guerra.
O terceiro vem devido a grande expansão da classe média no mercado consumidor, os vendedores necessitam de mais espaço e queriam mais liberdade nas grandes reuniões nos assuntos tratados do país. Mas como isso não aceita os comerciantes começaram a apoiar o fim do império, todas as pessoas de classe média, jornalistas, artistas, os comerciantes, os jovens estudantes, funcionários públicos e profissionais liberais.
O quarto e último fator se deu por causa da falta de apoio aos comerciantes rurais que necessitavam de mais espaço e que queriam mais poder político já que com suas terras tinham bastante poder econômico. Com o adoecimento de Dom Pedro tudo ficou muito ruim, pois ele já não tomava mais decisões políticas e com isso o movimento ganhava força no Brasil. E foi no dia 15 de novembro de 1889 que Marechal demitiu todos os membros do Conselho de Ministro e o presidente, lembrando que isso foi com o apoio dos republicanos. Com isso na mesma noite o Marechal assinou o documento de governo provisório. E apenas depois de 67 anos a Monarquia teve fim e com a família imperial e Dom Pedro partiam rumo a Europa e deixando Marechal Deodoro da Fonseca como presidente da República e a partir daí com o direito de voto no país.



Movimento da Proclamação da República – Praça da Aclamação




Atividades
































































     
Beijinhos...
 Um ótimo feriado!!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...