PROJETO






PROJETO - O PATINHO FEIO


ESCOLA ESTADUAL DONA CAETANA AMÉRICA 
DE MENEZES

PROJETO O PATINHO FEIO
Turma: 1° ano
Professora Coordenadora: Keile Cristina
Pedagoga: Sirlei Pires

JUSTIFICATIVA 
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, 

dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. 
Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão 

das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da
linguagem, da leitura e da escrita. 

OBJETIVOS: 
Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a 

criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de 
maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com
o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço
a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos 
da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre 
professora e alunos e facilitar uma melhor integração no 
ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais
e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a 
realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL 
CD da história O Patinho feio
CD da música O Pato 
VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, 

giz de cera, cartolina,...).
Sucatas diversas para confecção de fantoches

DESENVOLVIMENTO
       Apresentação do livro: capa, material, título,
editora, ilustrações.
       Ler a história toda e mostrar as figuras;
      Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão 
para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
      Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula
      Dar um nome ao patinho
      Ouvir o CD;
      Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica
os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história
(Onde? Quando?);
      Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
      Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
       Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
       Dramatização e teatro;
       Atividades orais e/ou escritas tais como:
Escrita de palavras com letras móvel
Caça-personagens 
Cruzadinha 
Seqüência com tarjas (música) 
Reescrita coletiva do texto
      Frases enigmáticas
      Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
      Confecção de um livro;


TEMAS TRANSVERSAIS 
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, 

cooperação, organização, solidariedade. Trabalho 
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. 
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. 
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS 

ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE). 

TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,... 

AVALIAÇÃO: 
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.



keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle

 
 

O Patinho Feio e o valor do respeito



Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do 
respeito ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.

O Patinho Feio e o valor do respeito

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou
ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?

A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade
de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor 
ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças.

Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou 
classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.

Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade 
de refletir sobre a importancia do outro como peça fundamental no jogo 
social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacifíca entre todos,
independentemente da origem ou da história de cada um.

Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças 
para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas
preconceituosas so colaboram para a degradação das relações e da
sociedade como um todo.

A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas,
temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros, 
mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes.

Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes
belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida
pacifíca e digna. A responsabilidade é nossa.

Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso
papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes
que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência 
seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada, 
colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.

(Fonte: Revista Profissão Mestre)

Postado por: Profª. Rosângela Viana





LIVRO O PATINHO FEIO














                        http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/







                           ATIVIDADES





























FONTE 
http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
http://keilcristartes.blogspot.com/2011/02/escola-estadual-dona-caetana-america-de.htmle







Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...