DIA MUNDIAL DO
                            MEIO AMBIENTE
                                5 DE JUNHO






PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



ANA CARLA PORTH HORN

GEANE MÁRCIA DE MIRANDA




"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder


Apresentação


Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.



Público Alvo



Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos alfabetizadas cursando a 2o ano do ensino fundamental.


Objetivo Geral



Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos de séries iniciais acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.



Objetivos



- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;

-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;

- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;

- Estimular a leitura e a escrita;

- Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);

- Desenvolver a oralidade, a socialização;

- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.



Metodologia



A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.



Estratégias



- História infantil que trate da questão do meio ambiente;

- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;

- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;

- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;

- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

- Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);

- Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

- Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;

- Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;

- Ouvir e cantar a música;

- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)

- Ditado de palavras retiradas do texto.



Avaliação



O projeto será avaliado pela participação dos alunos;

Atividades realizadas pelos alunos;

Através dos desempenhos individuais e em grupo;

Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.



http://anaseriesiniciais.blogspot.com/





Sustentabilidade e Consumo Consciente


Na atual sociedade de consumo que vivemos, muitas vezes deixamos de se preocupar com pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Pensar no consumo de forma correta, sem exageros e desperdícios é essencial para a preservação do nosso planeta. As empresas precisam se adequar, melhorar o processo produtivo, pensar nas embalagens, enfim



praticar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Você já pensou como pode fazer a sua parte?



Conheça os 3 Rs



Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no Mercado.



Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.



Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.



É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.






Atividade para o dia do meio ambiente


• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.

JOGUE O LIXO NO LIXO!

RESPEITE OS ANIMAIS


A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:


Materiais:

- 1 litro de água

- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite

- 2 gramas de pó de gelatina

- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)

- liquidificador

- 1 bacia grande

- 1 peneira de qualquer formato


Como fazer:
 


1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.

2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.

3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.

4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.

5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.

6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.

Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21











Encontrei no site The Animals Save the Planet  e gostei bastante da abordagem que eles dão para este tema tão importante para o futuro do nosso planeta e para o nosso futuro.
De uma maneira muito divertida, um grupo de animais são expostos à situações para exemplificar a importância da preservação do meio ambiente.




                           The Animals Save the Planet
                           Os Animais Salvam o Planeta
      














É SÓ CURTIR!!


ATIVIDADES















































LEMBRANCINHAS   PARA O DIA
DO MEIO AMBIENTE

Sapo em E.V.A molde para fazer

 lembrancinhas com garrafas pet




Veja que bonita essa idéia para reciclar garrafas pet,  fazendo lindas lembrancinhas  com E.V.A.
Hoje o tema são os sapos, que em eva ficam lindos abraçados na garrafa pet. Depois é só imprimir o molde escolhido,  recortar a pet e decorar.

Uma lembrancinha barata , fácil de fazer e fica muito bonito.
Agora é só escolher o molde do modelo de sapo que mais gostou, imprimir, pegar as garrafas pet (cortar o fundo), folhas coloridas de eva, tesoura e cola.





MOLDE








LEMBRANCINHA DO SAPINHO EM EVA E COPO DESCARTÁVEL.





PÁSSAROS DE E.V.A



PONTEIRAS DE GIRASSOL DE E.V.A








PARA VOCÊ  REFLETIR...




POEMA 


A Natureza Pede Socorro
(Gleidson Melo)
Um dia cinza, de sol, de luz e de sombras.
Lembranças do cheiro verde do mato.
Dos pássaros que cantavam no jambeiro.
Das crianças que brincavam na chuva.
Do meu ambiente, do meu lugar de viver.
Do meio ambiente saudável e feliz.
Das coisas da natureza, das águas tranquilas.
Da chuva, que de tão fina parecia orvalho.
Os pingos molhando a terra, o meu chão.
Hoje, coberto por asfalto e construção.
Mal posso lembrar-me dos idos passados.
Do vento, do tempo e da simplicidade.
Quase tudo era permitido e achávamos que não fazia mal.
Das folhas molhadas, do canto dos bem-te-vis.
Da pele queimada do sol, não sabíamos do perigo.
Não nos preocupávamos tanto com o planeta.
Fazíamos de tudo um pouco e um pouco de tudo.
Não nos cabia saber o que era ser sustentável.
Em harmonia, tudo era natureza e paz.
O lixo era lixo mesmo e não tinha valor:
Latas, pilhas, papelão e vidro, tudo de montão.
Hoje não suportamos mais e tudo se multiplicou.
Agora vivemos num planeta azul-acinzentado.
Manchas de óleo e petróleo surgem misteriosamente.
Os mares, rios e oceanos sofrem e a humanidade padece.
A chuva fina virou ácida, o ar ficou aquecido e a tempestade chegou.
Os peixes morreram, as aves fugiram e se perderam no caminho.
O agora já é o futuro, quase sem heranças.
Lutamos por um mundo equilibrado, verde e ecologicamente correto.
Buscamos dias de alegrias na selva das ilusões.
Ainda vejo as crianças brincando, correndo nas calçadas.
Quero acordar com a alegria do meu tempo e com a consciência do amanhã.
Quero despertar com o canto dos pássaros.
Com um sorriso estampado no rosto e poder brindar com a água da chuva.
Vamos nos unir e viver o nosso tempo de reconstrução.
O que perdemos, podemos reconquistar de forma consciente.
Ainda há tempo:
Pare, pense e reflita!
(Imagem: google search)




AS FLORES(NATUREZA)




SITES INTERESSANTES!!
                                                                                                              





                                                              
Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...