7

Dia da Árvore

                            DIA DA ÁRVORE
                             21 DE SETEMBRO
                                                   
                                                 

Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.


Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.


Fonte:Blog Prof: Ananda
                                                  

Projeto Amigos da Árvore


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve início pela primeira vez no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, em 1972, e é comemorado no dia 23 de setembro, junto ao aniversário de Julius Sterling Morton, responsável pela plantação de árvores naquele estado. No Brasil, o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera porque era a época das chuvas e quando eles preparavam o solo para o plantio.

Esta data é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos inúmeros benefícios que as árvores nos trazem e da necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas, cuidando da fauna e flora do nosso país.



JUSTIFICATIVA


 Muitas pessoas não reconhecem a importância da preservação do meio ambiente, por isso, este projeto visa a despertar nas crianças a consciência ambiental para que possam ser os agentes de informação em suas respectivas famílias


OBJETIVOS

Sensibilizar os alunos com as questões ambientais e perceber a importância das árvores para a vida na Terra; Descobrir que as árvores dão sombra e mantêm a umidade do ar, fazem a fotossíntese que libera o oxigênio para a atmosfera, não permitem a erosão de solos e que são de vital importância para o equilíbrio da natureza.


PÚBLICO-ALVO

Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

DURAÇÃO
Uma semana com a culminância no Dia da Árvore

DESENVOLVIMENTO
1 – Formar uma roda de conversa e introduzir o tema aos alunos, descobrir o que eles sabem sobre o assunto e propor pesquisas e sugestões de maneiras de conscientizar a população a respeito da preservação do meio ambiente.

 2 – Assistir com os alunos ao DVD Árvore Viva, da Turma do Nosso Amiguinho, e depois propor que montem um painel com gravuras que mostrem os benefícios que as árvores nos trazem.
 3 – Trabalhar atividades específicas para cada turma:
 1º ano – Pesquisar a importância da árvore na alimentação e depois fazer um lanche coletivo com salada de frutas.
 2º ano – Pesquisar a diversidade de árvores que existem no nosso país e depois preparar uma exposição com fotos de árvores que compõem a fauna brasileira.
 3º ano – Estudar as partes que compõem a árvore e o processo de fotossíntese, depois elaborar cartazes que ilustrem o que aprenderam.
 4º ano – Pesquisa sobre queimadas, desmatamento e desenvolvimento sustentável, depois produzir folhetos explicativos sobre o assunto.
 5º ano – Preparar com os alunos um esquete teatral para ser apresentada aos pais e à comunidade.  A Fábula das Três Árvores
é uma sugestão para a dramatização


CULMINÂNCIA

Realizar a comemoração oficial do Dia da Árvore com convite aos pais e à comunidade, com as seguintes atividades:

- Exposição dos trabalhos realizados por cada turma.
- Apresentação do esquete teatral.
- Distribuição de sementes ou mudas para os visitantes plantarem em suas residências.



AVALIAÇÃO

Durante o projeto, será medida pelo envolvimento da equipe escolar, dos alunos, pais e comunidade e depois com a percepção da mudança de atitude observada nos participantes com relação às questões ambientais.

Projeto Amigos da Árvore


17/09/2010 às 10:00 | Por Críscia de Avarenga Ribeiro de Camargo

                         

                                     

                             ATIVIDADES



































































































                                   

                          LEMBRANCINHAS










                                          MOLDE






FONTE:






                      fb_c768d9f540a4056e1f0abe309f822114      



  

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...