PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
SUGESTÕES DE ATIVIDADES




A prática de produção de texto pode se basear em diversos procedimentos e técnicas. O mais importante é que o professor tenha bem certo em sua mente o rumo que deseja seguir. Pois nada adianta produzir textos sem objetivos concretos e reais.


Segue abaixo uma série de sugestões que poderão nortear sua prática:

PRODUÇÃO DE TEXTO À PARTIR DE DESENHO:
 com a exposição em sala de aula de qualquer figura (desde uma foto de uma pessoa ou uma paisagem) pode se produzir um texto, porém é importante lembrar que desta forma, para que o aluno produza um bom texto o professor deve primeiramente explorar a figura oralmente com perguntas que estimulem o aluno a pensar em uma situação para o desenho ou que o leve a perceber particularidades e consiga à partir das perguntas formular um texto. Neste momento de exploração oral o professor deve estar atento a separação das idéias em parágrafos e conversando com os alunos sobre a questão.

Por exemplo, ao mostrar uma paisagem com algumas pessoas, pode se formular perguntas como:

.o que você pode ver no desenho?

.há pessoas na cena?

Quantas? Quem são elas?

Você as conhece?

O que elas estão fazendo?

Como está o dia ou a noite no desenho?

As pessoas estão felizes?

Organizando as respostas, o professor juntamente com seus alunos poderá produzir um texto sobre um passeio de uma família pelo lugar da cena do desenho e conseguir explorando a criatividade do aluno, uma excelente produção.

Uma paisagem sem pessoas, pode servir de inspiração para que o aluno imagine como seria morar naquele lugar, (uma montanha, uma floresta por exemplo, etc ou uma aventura realizada naquela cena).


PRODUÇÃO DE TEXTO PARA FIXAR CONTEÚDOS
 válida em todas as áreas do conhecimento como para mostrar o que aluno aprendeu sobre um texto de Ciências sobre o Universo, este tipo de produção de texto mostra o que o aluno fixou do conteúdo à ele exposto, contando ou explicando com suas palavras.


PRODUÇÃO DIRIGIDA DE TEXTO –
antes de cobrar que o aluno separe seus textos perfeitamente em parágrafos e utilize de outras regras da Língua Portuguesa, a produção dirigida de texto é uma forma de o aluno perceber a separação de idéias. Neste caso específico o professor vai dirigindo o texto de cada aluno oralmente com perguntas. Pede à todos que iniciem um parágrafo e faz alguma pergunta que deve ser respondida pelo aluno à medida que escreve um parágrafo.

Exemplo de questões :

1º parágrafo: quando se passou a história?

Espera-se que o aluno conte o tempo que a história passou, não respondendo à pergunta: “a história se passou “ mas contando com suas palavras : Há muito tempo atrás...

Onde se passou a história? E o aluno continua:...numa floresta bem longe de qualquer lugar que existia pessoas...

Quem estava na história? ...Joãozinho, Maria e Roberto...

Fizeram o quê?... foram passar o dia perto da cachoeira.

Neste tipo de produção, o professor vai estimulando a criatividade do aluno, hora dando um local para se passar a história, hora dando as personagens e contando o perfil de cada uma para que o aluno acrescente conteúdos mas não tenha que partir do zero para produzir.

Desta forma também o aluno vai percebendo porque precisa mudar de parágrafo, uma vez que a professora está dizendo que agora, será iniciado um novo parágrafo e o que vai ser escrito ou contado neste parágrafo.


PRODUÇÃO DE TEXTO COM SEQÜÊNCIA LÓGICA -
existem cenas com três ou quatro figuras que dão origem à textos com seqüência lógica. Dependendo da quantidade de figuras delimita-se a quantidade de parágrafos( três cenas, três parágrafos, etc). este tipo de produção de texto deve ser usada pelo professor para estimular a paragrafação pois normalmente numa seqüência com três desenhos o primeiro desenho mostra os personagens e o local onde a história se passa, o segundo desenho mostra a continuação da história ou o que foi que aconteceu e o terceiro desenho mostra como a história terminou, mostrando assim que a história tem início, meio e fim. Pode-se dependendo do objetivo do professor explorar os desenhos oralmente com a sala toda e depois pedir para que cada um escreva a sua história.


PRODUÇÃO IMAGINADA DE TEXTO-
nesta modalidade de trabalho, o professor inicialmente contará com a imaginação do aluno, pedindo para que eles fechem os olhos e imaginem as cenas que o professor dizer. Neste caso, o professor vai estimulando a criatividade do aluno com perguntas subjetivas e vagas, dando-lhes um referencial como o lugar e quem são os personagens e o que vai se passar, porém, o aluno entra com sua imaginação onde as perguntas ficam vagas, por exemplo. O professor pede para que o aluno feche os alhos e imagine que a sua turma vai realizar um passeio, que todos se reuniram na escola, comeram um lanche bem gostoso( os alunos imaginam qual era esse lanche ) e saíram de ônibus para passear. No caminho, o trânsito estava parado porque tinha acontecido um acidente na estrada(o aluno imagina o que era esse acidente e a gravidade, se haviam mortos ou somente feridos, ou ninguém havia se machucado apenas os carros haviam se estragado etc.) Imaginam também quanto tempo eles ficaram parados, se eles fizeram alguma coisa enquanto esperavam que a estrada fosse liberada, etc. e assim vai se continuando a história, fazendo com que eles coloquem suas impressões pessoais em cada cena. Quando eles terminarem de imaginar a história o professor separa no quadro o que é para ser contado em cada parágrafo. Ex.: 1º parágrafo, que horas todos chegaram na escola, o que comeram. 2º parágrafo o início do passeio entrando no ônibus escolhendo o lugar. 3º parágrafo: o acidente. 4º parágrafo, o local que eles foram visitar. 5º parágrafo, a volta e o fim do passeio. Normalmente usando essa técnica a criatividade dos textos é excelente.



NÓS DOCENTES PRECISAMOS REVER NOSSA PRÁTICA DIDÁTICA,
DE FORMA A EMPREGAR PROCEDIMENTOS EFICAZES QUANTO A
PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA, SEGUINDO ESSA
NOVA ABORDAGEM FORMAREMOS VERDADEIROS ESCRITORES.






http://bancodeatividades.blogspot.com/2009/10/pratica-de-producao-de-texto-sugestoes.html


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...