0

Dia da Bandeira


                                                                                  



19 de novembro-Dia da Bandeira              









É muito bom conhecermos mais sobre a nossa história, o nosso país. Para quem não sabe a nossa bandeira, que representa o nosso país, Brasil, e tem a sua história, vamos conhecê-la?


Um pouco da história da nossa Bandeira

-Quando surgiu: 

A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório 
-Quem foram os responsáveis pela sua criação: 
A idéia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares. 

--As cores: 

As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina 
Círculo interno azul: 
Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889. 

As estrelas: 

Cada estrela representa um estado da federação 
Todas as estrelas têm 5 pontas 
As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira. 

A faixa branca: 


Embora alguns digam que esta faixa representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas. 

O lema "Ordem e Progresso":
É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes. 
- Quando foi modificada: 
Foi modificada pela Lei no 5443 (Anexo no 1) de 28 de maio de 1968 
Foi modificada pela Lei no 5700 de 1 de setembro de 1971 
Foi modificada pela Lei no 8421 de 11 de maio de 1992  






Brasil

                                                                   





                                                                 atividades





































































fonte: http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=28#ixzz1e4HEFE4c


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...