PROJETO PÁSCOA
ÁREA: Natureza e sociedade
TEMPO: 2 semanas
1 – APRESENTAÇÃO:
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
2 – JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.
3–PRODUÇÃO FINAL:
♥EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS
♥MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)
4–OBJETIVOS TERMINAIS:
♥ Entender o significado da Páscoa
♥ Diferenciar o sentido espiritual do comercial
♥ Propor as boas ações, a solidariedade
5–CONTEÚDOS
1.Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
2.Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.
3.Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
6.ETAPAS PREVISTAS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
♥ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
♥ Produção de Textos coletivos.
♥ Conversas informais.
♥ Leitura de quadrinhas, poesias.
♥ Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.
♥ Coro-falado.
MATEMÁTICA:
♥ Cores.
♥ Estatísticas.
♥ Problemas.
♥ Correspondência
ARTES VISUAIS:
♥ Modelagem
♥ Desenho e pintura
♥ Molde vazado
♥ Recorte e colagem
♥ Dobradura
MÚSICA:
♥ Roda cantada
♥ Música referente ao tema
♥ Banda
MOVIMENTO:
♥ Dança
♥ Pequenos jogos
Bibliografia: COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA - MÊS DE MARÇO E ABRILCOLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-
EXPLICANDO A PÁSCOA PARA AS CRIANÇAS
Passo a passo:
1. Informe-se sobre a história de Jesus e o significado da Páscoa. Você pode ler a Bíblia ou pedir ajuda a um líder religioso de sua comunidade. Um catequista também pode ajudar, já que ele é familiarizado com a educação infantil
2. No dia de Páscoa ou nos dias que antecedem a Semana Santa, reúna um grupo de crianças (estudantes, filhos, primos e amigos) e organize-os em um círculo ou meio círculo em uma sala tranqüila e arejada
3. Converse com as crianças de forma tranqüila e pausada, descrevendo a elas cada uma das ações que você pedirá para serem feitas
4. Peça que fechem os olhos e toquem o corpo com as mãos. Vá perguntando se elas sentem o calor do próprio corpo e a sua própria respiração
5. Ainda de olhos fechados, peça para que coloquem a mão em seus corações e sintam a pulsação. Explique que isso é uma das formas de Deus demonstrar a vida
6. Peça para que as crianças molhem a ponta de um dedo na água. Peça que sintam a sensação "gelada" da água e a secagem do dedo pela ação vento. Isso é uma forma de interação com o ambiente que as cerca
7. Diga para ficarem em silêncio e escutarem outras manifestações de vida ao seu redor: o cachorro que late no quintal, os pássaros que cantam
8. Peça que se observem, vendo os movimentos umas das outras, sentindo a respiração, o piscar dos olhos
9. Peça, então, que as crianças se abracem e se toquem umas às outras, para sentir que os amigos também têm vida
10. Peça para as crianças olharem através da janela e perceberem a vida fora da casa: as pessoas, o céu, as árvores. Fale sobre o universo e toda a vida que há nele
11. Explique às crianças que tudo o que sentiram são manifestações de vida. Converse com elas e incentive-as a falar sobre suas impressões
12. Conte brevemente a história de Jesus, de forma simples e compreensível. Ressalte sua mensagem de esperança e paz, diga quem foi ele, como foi a sua vida e o que ele fez durante sua estada na terra
13. Explique a história da morte de Jesus, afirmando às crianças que ele morreu por amor aos seres humanos, como forma de renovar suas vidas e de tentar torná-los pessoas melhores e mais felizes
14. Explique que o feriado de Páscoa é para celebrar o auge da vida desse homem que viveu há dois mil anos e deixou uma mensagem de amor ao próximo
15. Mostre uma figura alegre de Jesus e evite associá-lo àquelas imagens tristes da Paixão e Crucificação, que podem causar uma impressão ruim, negativa ou até mesmo medo nas crianças
16. Explique que a Páscoa é um dia de encontros, e que a festa fica ainda mais bonita, se o sentimento de amor com os pais, irmãos, amigos e parentes estiver presente
17. Explique que o ovo de chocolate é algo bom e gostoso, que serve para alimentar a todos e que deve ser repartido entre todos, assim como as boas palavras e idéias.
ATIVIDADES PARA A PÁSCOA
LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS
MOLDE
LEMBRANCINHA COM TNT E EVA
Com um pedaço de tnt,você vai embalar os ovinhos, balas e tudo que você for dar para as crianças de lembrancinhas. Faça o rostinho do coelho e cole no saquinho(amarrado com fita) Cole as patinhas ,os pés são presos num barbante e colado no tnt.
MOLDE
MAIS LEMBRANCINHAS!!
Para estas caixinhas foram usados EVA, papel de seda, fitas de cetim e fitilhos largos e caixinhas de leite cortadas. Lembrando que essas lembrancinhas são específicas das tias para as crianças, portanto as crianças estão participando de brincadeiras e atividades adequadas à faixa etária delas.
MOLDE
MOLDE
MOLDE
MÁSCARAS PARA AS CRIANÇAS
MOLDE
Que fofo meus alunos do 1° ano com as
máscaras que eu mesma fiz,
tiradas do meu blog.
PARA IMPRIMIR
FONTE:
http://www.profgege.blogspot.com/
http://www.cantinhobiadell.blogspot.com/
http://www.jacirinha.blogspot.com/
http://www.blog-artsse.blogspot.com/
http://www.edu-infantilcriativo.blogspot.com/
http://www.painelcriativo.blogspot.com/
http://www.dialogoeducacao.blogspot.com/
2 comentários:
Olá professora claudia eu sou aluna do segundo periodo de psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, e nós, alunos, estamos com um projeto de pesquisa sobre as dificuldades dos alunos do ensino fundamental em fazer pesquisas. Durante a historia nós vemos o costumes dos alunos apenas copiarem do livro ou da internet o que professor pede, sem ao menos entender apenas transcrevem o que está escrito. Queria a sua opinião de professora sobre esse tema.
Para ficar mais especifico: saber hipoteses das dificuldades de pesquisa do seus alunos
Aguardo resposta.
Grata, Thayne de Oliveira Lessa.
meu email: thaayne.lessa@hotmail.com
Querida amiga
A sua visita ao meu blog,
e as palavras por lá semeadas,
inundaram meu coração de alegria.
Chego aqui.
Que lindo espaço.
Ternura em cada atividade.
Para isso dedicamos nossa vida
de educadores e educadoras.
Inspirar, partilhar, multiplicar...
Obrigado pela visita,
e que a chama da amizade
um dia acesa, jamais se apague.
Que haja em ti sempre sonhos
por sonhar.
Postar um comentário