FELIZ PÁSCOA



PROJETO PÁSCOA

ÁREA: Natureza e sociedade



TEMPO: 2 semanas


1 – APRESENTAÇÃO:



O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.



2 – JUSTIFICATIVA:



Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.



3–PRODUÇÃO FINAL:



♥EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS

♥MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)



4–OBJETIVOS TERMINAIS:



♥ Entender o significado da Páscoa

♥ Diferenciar o sentido espiritual do comercial

♥ Propor as boas ações, a solidariedade





5–CONTEÚDOS



1.Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.



2.Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.



3.Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.




6.ETAPAS PREVISTAS: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:



♥ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.

♥ Produção de Textos coletivos.

♥ Conversas informais.

♥ Leitura de quadrinhas, poesias.

♥ Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.

♥ Coro-falado.







MATEMÁTICA:



♥ Cores.

♥ Estatísticas.

♥ Problemas.

♥ Correspondência



ARTES VISUAIS:



♥ Modelagem



♥ Desenho e pintura



♥ Molde vazado



♥ Recorte e colagem



♥ Dobradura




MÚSICA:


♥ Roda cantada

♥ Música referente ao tema

♥ Banda




MOVIMENTO:



♥ Dança

♥ Pequenos jogos





Bibliografia: COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA - MÊS DE MARÇO E ABRILCOLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-


 



EXPLICANDO A PÁSCOA PARA AS CRIANÇAS


Passo a passo:



1. Informe-se sobre a história de Jesus e o significado da Páscoa. Você pode ler a Bíblia ou pedir ajuda a um líder religioso de sua comunidade. Um catequista também pode ajudar, já que ele é familiarizado com a educação infantil



2. No dia de Páscoa ou nos dias que antecedem a Semana Santa, reúna um grupo de crianças (estudantes, filhos, primos e amigos) e organize-os em um círculo ou meio círculo em uma sala tranqüila e arejada



3. Converse com as crianças de forma tranqüila e pausada, descrevendo a elas cada uma das ações que você pedirá para serem feitas



4. Peça que fechem os olhos e toquem o corpo com as mãos. Vá perguntando se elas sentem o calor do próprio corpo e a sua própria respiração



5. Ainda de olhos fechados, peça para que coloquem a mão em seus corações e sintam a pulsação. Explique que isso é uma das formas de Deus demonstrar a vida



6. Peça para que as crianças molhem a ponta de um dedo na água. Peça que sintam a sensação "gelada" da água e a secagem do dedo pela ação vento. Isso é uma forma de interação com o ambiente que as cerca



7. Diga para ficarem em silêncio e escutarem outras manifestações de vida ao seu redor: o cachorro que late no quintal, os pássaros que cantam



8. Peça que se observem, vendo os movimentos umas das outras, sentindo a respiração, o piscar dos olhos



9. Peça, então, que as crianças se abracem e se toquem umas às outras, para sentir que os amigos também têm vida



10. Peça para as crianças olharem através da janela e perceberem a vida fora da casa: as pessoas, o céu, as árvores. Fale sobre o universo e toda a vida que há nele



11. Explique às crianças que tudo o que sentiram são manifestações de vida. Converse com elas e incentive-as a falar sobre suas impressões



12. Conte brevemente a história de Jesus, de forma simples e compreensível. Ressalte sua mensagem de esperança e paz, diga quem foi ele, como foi a sua vida e o que ele fez durante sua estada na terra



13. Explique a história da morte de Jesus, afirmando às crianças que ele morreu por amor aos seres humanos, como forma de renovar suas vidas e de tentar torná-los pessoas melhores e mais felizes



14. Explique que o feriado de Páscoa é para celebrar o auge da vida desse homem que viveu há dois mil anos e deixou uma mensagem de amor ao próximo



15. Mostre uma figura alegre de Jesus e evite associá-lo àquelas imagens tristes da Paixão e Crucificação, que podem causar uma impressão ruim, negativa ou até mesmo medo nas crianças



16. Explique que a Páscoa é um dia de encontros, e que a festa fica ainda mais bonita, se o sentimento de amor com os pais, irmãos, amigos e parentes estiver presente



17. Explique que o ovo de chocolate é algo bom e gostoso, que serve para alimentar a todos e que deve ser repartido entre todos, assim como as boas palavras e idéias.




ATIVIDADES PARA A PÁSCOA
































































































































LEMBRANCINHAS PARA AS CRIANÇAS





MOLDE










LEMBRANCINHA COM  TNT E EVA

Com um pedaço de tnt,você vai embalar os ovinhos, balas e tudo que você for dar para as crianças de lembrancinhas. Faça o rostinho do coelho e cole no saquinho(amarrado com fita) Cole as patinhas ,os pés são presos num barbante e colado no tnt.






MOLDE



MAIS LEMBRANCINHAS!!

Para estas caixinhas foram usados EVA, papel de seda, fitas de cetim e fitilhos largos e caixinhas de leite cortadas. Lembrando que essas lembrancinhas são específicas das tias para as crianças, portanto as crianças estão participando de brincadeiras e atividades adequadas à faixa etária delas.




MOLDE





MOLDE






MOLDE













MÁSCARAS PARA AS CRIANÇAS




MOLDE





















Que fofo meus alunos do 1° ano com as 
máscaras que eu mesma fiz,
tiradas do meu blog.





PARA IMPRIMIR














FONTE:
              http://www.profgege.blogspot.com/
             http://www.cantinhobiadell.blogspot.com/
             http://www.jacirinha.blogspot.com/
             http://www.blog-artsse.blogspot.com/
             http://www.edu-infantilcriativo.blogspot.com/
             http://www.painelcriativo.blogspot.com/
             http://www.dialogoeducacao.blogspot.com/





2 comentários:

Thayne Lessa disse...

Olá professora claudia eu sou aluna do segundo periodo de psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, e nós, alunos, estamos com um projeto de pesquisa sobre as dificuldades dos alunos do ensino fundamental em fazer pesquisas. Durante a historia nós vemos o costumes dos alunos apenas copiarem do livro ou da internet o que professor pede, sem ao menos entender apenas transcrevem o que está escrito. Queria a sua opinião de professora sobre esse tema.

Para ficar mais especifico: saber hipoteses das dificuldades de pesquisa do seus alunos


Aguardo resposta.

Grata, Thayne de Oliveira Lessa.

meu email: thaayne.lessa@hotmail.com

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

A sua visita ao meu blog,
e as palavras por lá semeadas,
inundaram meu coração de alegria.

Chego aqui.
Que lindo espaço.
Ternura em cada atividade.
Para isso dedicamos nossa vida
de educadores e educadoras.
Inspirar, partilhar, multiplicar...

Obrigado pela visita,
e que a chama da amizade
um dia acesa, jamais se apague.

Que haja em ti sempre sonhos
por sonhar.

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...