DESCOBRIMENTO 
DO
BRASIL


DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela  Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas 
recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.






Primeiros contatos entre portugueses e índios


A HISTÓRIA DO "DESCOBRIMENTO DO BRASIL"
 PARA CRIANÇAS

Quando os portugueses chegaram aqui, em 1500,os índios
viviam nas matas.

E como eram bonitas as nossas matas! 
Não existiam no Brasil cidades como as de hoje em dia, nem ruas, nem casas.
Os índios moravam numa espécie de choupana chamada de oca.
As famílias faziam as suas ocas lado a lado, formando uma aldeia, que cercavam e chamavam de taba.
Naquela época moravam aqui dois curumins (como chamavam os indiozinhos), Ubirajara e Jaci.
Eles viviam brincando, trabalhando e aprendendo com os pais deles.
Naquele dia do mês de abril eles estavam tomando banho de mar com os outros curumins quando viram chegar uma porção de barcos diferentes.
Saíram correndo para avisar a sua tribo e logo a praia ficou cheia de índios.
E todos, ali na praia, viram descer das caravelas, em pequenos barcos, uns homens esquisitos, com o corpo todo coberto e a cara (ai que medo!)
Cheia de pêlos.
Os curumins ficaram escondidos atrás das árvores, espiando.
Os guerreiros da tribo receberam aqueles forasteiros como amigos.
Colocaram os arcos e as flechas no chão e começaram a trocar presentes.
Chapéus enfeitados para cá, cocares de penas coloridas para lá.
Foi no meio dessa confusão que os dois curumins resolveram ir nadando até os barcos, escondidos.
Subiram num barco pelas cordas e logo estavam no tombadilho. Mas tomaram um grande susto. No barco havia muitos bichos. Eles nunca tinham visto uma galinha e saíram gritando assustados na língua deles:
Socorro! Socorro!...
Chegaram correndo na proa do barco.
E lá estava sentado, dando risada, um homem enfeitado, com chapéu e tudo.
Era Pedro Álvares Cabral.
Ele colocou os curumins no colo e fez muita festa. Mas os dois logo, logo pularam pela amurada e foram nadando depressa para a praia.
Esta história os curumins, quando cresceram, contaram para os seus filhos, que contaram para os filhos deles e assim por diante e, hoje, eu estou contando para vocês.




            MÚSICA:
DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Cantando esta cantiga, 
Vamos todos estudar... 
A história mais bonita,
que se pode imaginar!
.
Falando deste jeito, 
Quem será que já não viu?
Que a história que falamos, 
É a história do Brasil!
.
Quem é que não conhece, 

Pedro Álvares Cabral?
O valente Almirante, 
que nasceu em Portugal. 
.
Cabral com sua espada, 
Nossa terra descobriu... 
Ano de 1500, 
Dia 22 de abril!
    (ciranda,cirandinha)






0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...