•A preocupação em manter a saúde de todas as pessoas em qualquer parte do mundo.
•Alertar a população sobre os principais problemas que podem atingi-la.
E isso porque:
•Todo cidadão tem direito à saúde
•O Estado tem obrigação de promover saúde para a população.
A Organização Mundial de Saúde define saúde como:
“Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia.”
A saúde pública deve ser levada a sério pelos governantes de todos os municípios, estados e governo federal.
Algumas coisas que os governantes devem fazer para garantir a SAÚDE na vida da população:
•Informar a população no que diz respeito à higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, etc.
•Saneamento básico
•Água tratada
•Redes de esgotos devidamente encanadas.
•Campanhas de vacinação.
Algumas coisas que devemos fazer (por nós mesmos) para manter a nossa saúde em dia:
•Fazer atividades físicas regularmente.
•Buscar informações sobre a manutenção da saúde.
•Nos alimentarmos de forma saudável.
•Ir ao dentista/médico regularmente.
FOTO: símbolo da medicina. Seu uso está aplicado corretamente na bandeira da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Fonte:http://www.blogdajulieta.com.b/
PROJETO ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E SÁUDE
Justificativa:
A escola é um espaço educativo e formador, além de alfabetizar e repassar informações ela também tem como objetivo formar cidadãos capazes de viver nesta sociedade repleta de novas tecnologias e consumismo exagerado. Então, uma das metas a serem atingidas pela escola é a formação de valores e hábitos e entre eles está à consolidação dos hábitos de higiene e alimentação a qual deveria já vir formada pela família e que muitas vezes isto não acontece. Cabendo a escola, introduzir e firmar estes hábitos sendo que, para isto é preciso começar pela própria alimentação oferecida aos alunos no horário do lanche, a qual deve permitir a ele o contato com uma alimentação diversificada e saudável.
O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica, sobre os alimentos, a higiene com o corpo e com o ambiente, também orientar os alunos sobre o exagero que a mídia transmite através de propagandas, desenhos e programas de televisão para aumentar o consumo de muitos alimentos que não são saudáveis e podem prejudicar a saúde.
Objetivo Geral:
Promover o consumo de alimentos saudáveis, manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
Público:
Este projeto é destinado ao 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, também pode ser adaptado para a Educação Infantil (EI – 6).
Duração:
Ele pode ser desenvolvido em 30 dias ou mais, depende do tempo que o professor deseja dispensar aos conteúdos trabalhados,
Objetivos Específicos:
*Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
*Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes, verduras, carnes, cereais, leite e seus derivados;
*Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
*Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
*Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável;
*Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
*Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
*Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades para a vida diária; *Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde, valorizando as atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
*Adquirir conhecimentos das Ciências Naturais, sobre as plantas, vegetais, vacinas, doenças, a importância da água, da chuva e do sol para os seres vivos;
*Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
*Identificar a moeda brasileira, conhecendo o sistema monetário;
*Identificar as cores;
*Desenvolver psicomotricidade;
*Desenvolver a criatividade;
*Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o à sua vida diária;
*Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
*Estimular o gosto e o hábito pela leitura e escrita;
*Memorizar e aprender através do lúdico;
*Desenvolver a expressão artística;
CONTEÚDOS E ÁREAS DE CONHECIMENTOS:
Linguagem escrita e oral:
*Linguagem oral;
*Reflexão sobre a linguagem oral e escrita;
*Contato com vários estilos de textos;
*Reconto de textos literários;
*Pseudoleituras;
*Reconhecimento das letras do alfabeto;
*Diferenciação entre letra, sílaba, palavra, frase e texto;
*Escrita espontânea;
*Escrita de textos pelo professor, produção de texto coletiva;
*Apreciação da leitura;
*Aquisição do processo de leitura e escrita;
Conhecimento matemático:
*Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade, sequência numérica);
*Semelhança/diferença, pertinência/correspondência um a um;
*Sistema monetário;
*Situações problemas envolvendo noções de adição, subtração e divisão; *Classificação e seriação;
*Agrupamento;
*Operações simples (adição, subtração e divisão);
*Grandezas de medidas não convencionais e convencionais;
*Noção de tempo, (horas);
Artes:
*Músicas, cantigas, parlendas,
*Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
Ciências Naturais e Sociais:
*Meio ambiente;
*Seres vivos e suas necessidades;
*Corpo e higiene;
*Órgãos dos sentidos;
*Alimentação e saúde;
*Vegetais;
*A importância da preservação da água e dos recursos naturais;
*Nutrição e desnutrição;
*Hábitos de alimentação e higiene durante a história;
*Regras e princípios sociais;
Corpo e Movimento:
*Descoberta do corpo;
*Motricidade;
*Expressão corporal;
*Movimento;
•Recursos:
Livros de literatura infantil;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV, DVD e filmes;
Rádio e CDs;
Tintas, pincel. massa de modelagem, papéis diversos, cola, tesoura;
Material escrito para recorte; (encarte de super-mercado ,farmácia, lojas, revistas jornal e outros);
Fantoches;
Jogos;
Alimentos para degustação;
Material diverso para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
•Procedimentos:
Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como: poemas, textos informativos, parlendas, advinhas, quadrinhas e histórias;
•Confeccionar álbum dos alimentos;
Confeccionar cartazes sobre os alimentos saudáveis e os prejudiciais á saúde;
Confeccionar cartazes sobre os horários das refeições;
Na rodinha trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente.
Fazer pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
Contação de histórias com fantoches;
Jogo da memória das frutas;
Bingo das frutas;
Bingo de rótulos;
Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (consciência fonológica);
Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos, (orientação da escrita na linha, margem, pontuação e outros); professor escriba;
Leitura pelos alunos de pequenos textos conhecidos e decorados (quadrinhas, parlendas e poemas);
Atividades com as letras do alfabeto e números;
Sequência numérica e de quantidade;
Atividades com identificação das horas;
Atividades para trabalhar com os órgãos dos sentidos;
Atividades com tintas, modelagem, recorte e colagem, dobraduras;
Atividades de mercadinho, utilizando dinheiro de brincadeira. (compra e venda);
Passeio ao mercado e sacolão local;
Relatório oral e através de desenhos sobre as visitas;
Brincadeiras cantadas e de movimento no pátio.
Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos na hora da rodinha será possível verificar se houve êxito nos objetivos e também através da resolução das atividades propostas.
SUGESTÃO PARA MATERIAL DE APOIO
Literatura infantil e livros pedagógicos:
O Sanduíche da Maricota - Avelino Guedes – Editora - Moderna
A Galinha Ruiva – Editora FTD.
Coleção Baú do Professor – Histórias e oficinas pedagógicas: histórias com projetos abrangendo várias áreas de conhecimento
Coleção A Nova Pré- Escola – projetos diários – Marisa Barreto – Editora Bolsa Nacional do Livro
Escovão e o Porcalhão – Ely Barbosa – Editora FTD
Coleção Cuidando do Corpo – Educação Infantil – Editora FAPI
Coleção Fantasia dos Dentinhos – Patrícia Amorim – Edições Sabida
Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil – Marília Centurión e outros – Editora FTD.
Educação Física Infantil – motricidade de 1 a 6 anos – Profª Catalina G. Rodriguez- Editora Porte
Alguns episódios dos DVD da Turma Coricocó, também trata do Tema Alimentação e Saúde.
Projeto elaborado por Zélia em abril de 2009.
http://brincandocomcores.blogspot.com/
DICAS DE SAÚDE
HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA CRIANÇAS SAUDÁVEIS
No Brasil e no resto do mundo está ocorrendo um aumento da obesidade, o que é muito preocupante! A obesidade pode causar várias doenças graves, como diabetes e doenças do coração, comprometendo a qualidade de vida e, portanto, deve ser tratada.
Uma pessoa pode ser obesa ou ter excesso de peso porque:
1. come exageradamente e/ou;
2. gasta poucas calorias e/ou;
3. tem mais facilidade de produzir gordura quando o balanço calórico é positivo; e/ou
4. "queima" gorduras com menor facilidade
Se o seu filho está com excesso de peso, você poderá ajudá-lo procurando um Nutricionista ou profissional da saúde habilitado, que irá orientar sobre como controlar o peso adotando hábitos alimentares saudáveis.
A adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física podem prevenir e controlar a obesidade em crianças, possibilitando que elas cresçam e se desenvolvam, tornando-se adultos saudáveis.
A participação dos pais na prevenção e no tratamento da obesidade é fundamental, pois eles podem ajudar seus filhos a cumprirem os objetivos que levam a uma melhoria da saúde e também contribuírem para uma melhoria da qualidade de vida de toda a família.
Neste livreto, vamos explicar os princípios para uma alimentação saudável, prevenindo etratando a obesidade, por meio do controle do peso
NÃO PRECISA TER PRESSA!
Crianças e adolescentes param de crescer (ganhar altura) quando são submetidos a dietas hipocalóricas (baixas em calorias). Desta forma, vamos esquecer a pressa, pois este comportamento só irá trazer frustração e sentimento de fracasso, além de alguns problemas de saúde. Mais do que perder peso rapidamente, as crianças e os adolescentes devem aprender a lidar com os alimentos de modo a poderem fazer escolhas alimentares corretas, estando os mesmos em casa, no cinema, na escola, sozinhos ou acompanhados dos pais ou da turma.
Crianças e adolescentes não devem perder peso drasticamente, pois estão em fase de crescimento e a restrição alimentar nesta fase pode provocar problemas de saúde!
Além disso, é sempre importante lembrar que por estarem em crescimento, as crianças e adolescentes são muito mais sensíveis a dietas que limitam muito os alimentos, pois estas dietas podem ser deficientes em vários nutrientes, fornecendo energia insuficiente para o seu desenvolvimento adequado.
Como a família pode participar?
1) Respeitando os horários das refeições: as refeições em família reforçam os bonshábitos alimentares. É mais fácil comer alimentos saudáveis num ambiente agradável e estimulador. Portanto, procure fazer pelo menos uma refeição com toda a família reunida;
2) evitando "beliscar" entre as refeições: o consumo de bolachinhas recheadas, chocolates e guloseimas facilita o consumo excessivo de alimentos;
3) calma e tranqüilidade à mesa: quanto mais rápido comermos, mais difícil será perceber a hora certa de parar de ingerir alimentos;
4) "Na hora de comer, comer!" Outras atividades como assistir à televisão, estudar ou usar o computador comendo podem fazer com que as pessoas comam em excesso, perdendo a noção da quantidade de alimentos que ingerem;
5) Estimulando a atividade física: qualquer atividade física como brincar, correr, nadar pode auxiliar a "queimar" as calorias. Além de serem práticas importantes para o desenvolvimento psicomotor da criança e do adolescente.
Para ajudar a mudança positiva do comportamento alimentar fizemos uma lista de atitudes que podem facilitar este processo. Por isso, leia atentamente esta lista e comece a seguir as tarefas nela descritas.
Estratégias para modificação de estilo de vida
• ingerir 8 copos de líquidos por dia;
• ingerir sucos, chás, refrigerantes, outras bebidas somente após as refeições;
• acrescentar diariamente 1 porção de cereais integrais: aveia, pão integral, arroz integral, macarrão integral;
• ingerir somente 1 doce por dia (se você não consegue ficar sem eles);
• comendo fora: preferir pratos sem frituras, sem creme de leite e sem queijos, bacon e que apresentem alimentos variados;
• ter prazer ao comer novos alimentos.
Eliminação de Hábitos Relativos a Alimentação
• coma somente sentado em um determinado ambiente, preferencialmente na cozinha ou na sala de jantar;
• deixe a mesa assim que tenha terminado a refeição;
• não combine a alimentação com outras atividades como ler ou assistir à televisão;
• fora do horário das refeições, mantenha os alimentos guardados em potes onde não possam ser vistos;
• planeje refeições e lanches;
• peça a outras pessoas que monitorem seu padrão de alimentação.
Comportamentos para prolongar o ato de comer
• coma devagar e saboreie bem os alimentos;
• deposite o garfo à mesa entre cada garfada;
• coloque pequena quantidade de alimentos no garfo a cada vez que for comer;
• retarde a ingestão de um lanche por 10 minutos;
• sirva alimentos em prato de tamanho normal e calcule apenas uma porção para cada pessoa.
Dieta Saudável
Cada pessoa tem necessidades diferentes e deve ter uma alimentação saudável de acordo com a sua idade, o sexo, o nível de atividade física do indivíduo.
A variação dos alimentos é essencial para que a alimentação saudável contenha todos os nutrientes necessários na quantidade recomendada.
Os hábitos, gostos individuais e a situação sócio-econômica devem ser considerados na escolha dos alimentos e forma de preparo.
O que é dieta?
Dieta é uma palavra associada quase sempre à privação e sofrimento, pois, quando "estamos em dieta", além de passar fome o tempo todo somos proibidos de comer o que gostamos. Esta palavra na verdade significa: aquilo que as pessoas comem. Assim, quando dizemos dieta balanceada queremos, na verdade, dizer:
Coma todos os tipos de alimentos com equilíbrio!
Como fazer para conseguir ter uma dieta equilibrada?
Para uma alimentação equilibrada é necessário que, em cada refeição, seja incluído alimentos variados. As combinações que podem ser feitas são infinitas: dependem da criatividade de cada um, do hábito alimentar da família e da vontade que pode pintar no momento. Uma bela apresentação dos pratos, a arrumação caprichada da mesa e a companhia de pessoas queridas podem estimular ainda mais o apetite!
Vale a pena testar novos pratos e combinações que sejam saudáveis!
Você quer conhecer um exemplo de cardápio?
Café da manhã:
• Leite com chocolate
• Pão com geléia
• Mexerica
Almoço:
• Arroz
• Feijão
• Filé de frango grelhado
• Couve-flor gratinada
• Salada de rúcula
• Sobremesa: salada de frutas
• Suco de caju
Lanche da tarde:
• Suco de Laranja
• Bolacha salgada
• Queijo branco
Jantar:
• Arroz com ervilhas
• Picadinho de carne com legumes
• Salada de alface com tomate
• Sobremesa: abacaxi
• Suco de melão
Lanches na escola... Que delícia!
É importante que os bons hábitos de casa, se mantenham na escolha dos alimentos para o lanche escolar. A família deve incentivar a criança para que seja responsável pelos próprios hábitos alimentares. A escola também deve ajudar na formação de bons hábitos alimentares.
Os lanches podem ser gostosos, variados e ao mesmo tempo saudáveis. Veja os exemplos abaixo com algumas sugestões de lanches cujas receitas estão contidas nessa cartilha:
É só seguir o site e pegar as receitas.
http://portal.uninove.br/marketing/cartilhainfant/habito.htm
Segunda-feira
Bolo de laranja
Suco de maracujá
Terça-feira
Sanduba legal
Suco de abacaxi
Quarta-feira
Sanduíche Tropical
Suco de uva
Quinta-feira
Brigadeiro light
Iogurte natural com mel
Sexta-feira
Sanduíche surpresa
Suco de laranja
Lembre-se sempre de que:
Todos os alimentos devem ser consumidos com moderação mesmo aqueles com baixas calorias: o segredo do controle de peso está em aprender a ter prazer comendo moderadamente;
Alimentos "light" podem apresentar a mesma quantidade de calorias de um alimento normal. Assim, coma os alimentos de sua preferência na quantidade certa;
Dietas milagrosas e tratamentos rápidos não irão resolver o seu problema. Você pode até perder peso, porém, será praticamente impossível controlar seu peso em longo prazo. Assim, fuja deles!
O controle de peso é conseguido quando você aprender a comer de tudo em quantidades adequadas.
HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS = PESO CONTROLADO
Mãos à obra!
Com todas estas dicas e com a sua vontade de ter uma vida saudável e equilibrada, você conseguirá!
ATIVIDADES PARA O DIA MUNDIAL DA SAÚDE
OLÁ MINHAS AMIGAS!!
ESTOU POSTANDO AS FOTOS QUE TIREI HOJE
DOS MEUS ALUNOS DO 1º ANO ,COMEMORAMOS
O DIA MUNDIAL DA SAÚDE E FOI UMA FESTA!
ELES ADORARAM,PRINCIPALMENTE QUANDO
RECEBERAM AS MÁSCARAS DE FRUTAS QUE CONFECCIONEI
PARA ELES.LOGO DEPOIS SERVI UMA BELA SALADA DE FRUTAS.
FOI MUITO DIVERTIDO E ELES AMARAM!!
BEIJINHOS!!
07/04/2011
É importante que as crianças aprendam a comer de forma correta desde cedo, pois os hábitos alimentares são formados na infância e geralmente se mantém por toda a vida. Ensinar e estimular as crianças a terem uma alimentação saudável, é também papel da escola, contribuindo para que as crianças cresçam e se desenvolvam adequadamente. Para isso, a escola precisaria oferecer aos alunos um cardápio nutritivo e variado, elaborado por nutricionistas e, nós professoras,
oferecendo alimentos e proporcionamos atividades lúdicas e prazerosas de aprendizado sobre alimentação saudável, possibilitando uma melhor aceitação dos alimentos nutritivos e autonomia durante as refeições, contribuindo assim para um crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais dos alunos.
Qual é o papel da escola na qualidade da alimentação das crianças e dos adolescentes?
A educação escolar tem por objetivo a formação do homem e não é possível formar um ser humano sem se preocupar com alimentação e nutrição adequadas.É importante trabalhar o tema alimentação e nutrição nas escolas tendo em vista o papel da alimentação na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade de vida. As escolas devem oferecer alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos alimentares, pois o aluno bem alimentado:• Tem maior aproveitamento escolar• Tem o equilíbrio necessário para seu crescimento e desenvolvimento• Mantém as defesas necessárias para uma boa saúde.Além disso, o lanche escolar representa o consumo de alimentos fora do âmbito familiar, circunstância que o remete ao plano do “novo”. Se a esse aspecto de novidade se associar a idéia de que o que é oferecido na escola é o correto, não há como deixar de reconhecer a importância que a ótima qualidade nutricional assume na elaboração da alimentação do escolar.Um programa sério de educação nutricional, faz o caminho da escola para a casa dos alunos, influenciando os seus hábitos e os de sua família. Desta forma, os pais conseguem enxergar ainda mais a atuação da escola na formação dos seus filhos não só nas matérias curriculares, mas como indivíduos. Isto os deixa felizes.
A educação escolar tem por objetivo a formação do homem e não é possível formar um ser humano sem se preocupar com alimentação e nutrição adequadas.É importante trabalhar o tema alimentação e nutrição nas escolas tendo em vista o papel da alimentação na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade de vida. As escolas devem oferecer alimentação equilibrada e orientar seus alunos para a prática de bons hábitos alimentares, pois o aluno bem alimentado:• Tem maior aproveitamento escolar• Tem o equilíbrio necessário para seu crescimento e desenvolvimento• Mantém as defesas necessárias para uma boa saúde.Além disso, o lanche escolar representa o consumo de alimentos fora do âmbito familiar, circunstância que o remete ao plano do “novo”. Se a esse aspecto de novidade se associar a idéia de que o que é oferecido na escola é o correto, não há como deixar de reconhecer a importância que a ótima qualidade nutricional assume na elaboração da alimentação do escolar.Um programa sério de educação nutricional, faz o caminho da escola para a casa dos alunos, influenciando os seus hábitos e os de sua família. Desta forma, os pais conseguem enxergar ainda mais a atuação da escola na formação dos seus filhos não só nas matérias curriculares, mas como indivíduos. Isto os deixa felizes.
FONTE:http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/alimentacao/educacaoparaasaude.htm
http://portal.uninove.br/marketing/cartilhainfant/habito.htm
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