TRABALHANDO AS REGRAS NA SALA DE AULA


A Laranjeira: construindo regrinhas em sala de aula




Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Organizar o trabalho e os tempos em sala de aula.

• • Construir os combinados da sala

• • Desenvolver noções de respeito e amizade

• • Levar a criança a se expressar oralmente e plasticamente

• • Construir aprendizado sobre plantio e cuidado de sementes

Duração das atividades

5 horas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode trabalhar algumas noções de respeito e normas de convivência.

Estratégias e recursos da aula

Introdução:

Todo início de ano letivo as crianças necessitam reconstruir alguns combinados importantes para a organização do tempo e do espaço na sala de aula. Tais combinados auxiliarão no processo educativo e por isso também trarão rebatimento na aprendizagem das crianças, porém é importante que elas possam falar sobre eles e participarem da construção dos mesmos.

Primeiro Momento: Leve para a sala de aula uma história para estimular o debate e esquentar a discussão. A sugestão é o livro “A laranja Colorida” Autor: Ronaldo Simões Coelho, Ed. Lê.



 O livro conta a história de duas crianças que admiravam um pé de laranjas carregado de laranjas e que pensavam em dividir a laranja mais bonita do lugar. A laranja desejada gostou da idéia e fez de tudo, até se disfarçou, para que os pássaros não a encontrassem só para se guardar para o dia em que seria partilhada pelas crianças. Disfarçou-se tanto que quase não foi percebida no dia tão especial da partilha! Ainda bem que uma chuvinha a ajudou e deu tudo certo.

Numa rodinha de conversa – todas as crianças assentadas em círculo a fim de que possam se ver simultaneamente - leia a história para as crianças e proponha um debate. Converse com elas sobre o desejo da laranja de ser partilhada e seu empenho em se disfarçar para chegar o grande dia. Pergunte às crianças o que acham da atitude das borboletas em ajudar a laranja a se disfarçar.

Construa um texto coletivo com as respostas das crianças. Escreva o texto em letra caixa alta num cartaz grande e peça que as crianças façam a ilustração.

Segundo Momento: Combine com as crianças de levarem laranjas para dividir entre os colegas E as convide a plantar as sementinhas na escola. Nesse dia leve para a sala a réplica da obra de arte: Nove papagaios em uma laranjeira de Lucy Autrey Wilson, para que as crianças façam uma releitura da imagem. A releitura pode ser feita com tinta guache e papel sulfite e os desenhos devem ser expostos no varal da sala a fim de serem apreciados por todos da turma.




9 Papagaios numa laranjeira, s/d, Lucy Autrey Wilson, óleo sobre tela, 1 x 1


Terceiro Momento: Como todos concordaram em plantar as sementinhas de laranja, proponha então esse momento perguntando: Como se planta uma semente?. Muitas hipóteses surgirão e você professor então leva a informação de que para plantar é preciso adubar a terra primeiro e preparar a cova do plantio. É claro que os materiais para esse preparo já devem ter sido organizados por você anteriormente. Faça o plantio com as crianças e comecem um ciclo de observação dessa semente.

Caso o professor queira, pode ainda trabalhar a poesia:

Laranjeira

Baltazar de Godoy Moreira (SP 1898) Poeta, contista, professor, pedagogo.

Uma linda sementinha

Em meu quintal descobri

Alva! Macia, limpinha!

– Minha linda sementinha Que posso fazer de ti?

Faze uma covinha rasa Com boa vontade e amor, No quintal de tua casa, Onde haja luz e calor.

Deixa-me lá, por favor.

Um dia quando tu fores moça, formosa e faceira.

Terei um tronco encorpado, e uma ramada altaneira.

Cheia de frutos e flores

Então, com maior agrado

Darei para o teu noivado,

Os botões de laranjeira



Depois do plantio da semente construa com as crianças a linha do tempo com os seguintes dados




Ex.:

DATA DO PLANTIO OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO

12/04_____________________20/04_______________________________30/04__________________________

A linha do tempo deve ser construída de acordo com os acontecimentos mais importantes desde o plantio até o brotar ou não da plantinha.



Quarto Momento: Como o cuidado com a sementinha plantada será diário, retome com as crianças a importância de regar, adubar, tirar um tempo para esse cuidado em sala e converse com as crianças sobre as relações que estão estabelecendo. Faça os seguintes questionamentos: para crescer forte, uma sementinha não precisa de cuidado? E a sementinha da nossa amizade em sala precisa de que para crescer? Será que nós estamos cuidando do nosso coleguinha? O que podemos fazer para que nossos dias em sala de aula fiquem mais prazerosos e nossos coleguinhas mais felizes? Na medida em que as crianças forem falando, vá fazendo uma lista das sugestões.

As sugestões dadas pelas crianças passarão a ser os combinados da turminha. O professor complementa a lista com o que achar conveniente, como os horários em que fazem cada coisa, tal como brincar, atividades, parque, lanche. Explique que existem horários definidos para cada atividade etc. Convide as crianças a construírem a Laranjeira da Amizade da turma. Peça que cada criança escolha uma das sugestões para ilustrar. Dê para as crianças a imagem de uma laranja para que elas façam a ilustração do combinado escolhido. Elas podem fazer a ilustração por meio de desenho ou pintura.




Enquanto as crianças fazem o desenho o professor vai passando de mesa em mesa fazendo a escrita do combinado correspondente.




Quinto Momento: Monte uma árvore no formato de uma laranjeira – pode ser de papel, EVA, papel cartão e cole junto com as crianças as laranjas confeccionadas por cada um. Está pronta a “Laranjeira da Amizade” da turminha que ajudará nos combinados diários. Ao mesmo tempo as crianças estarão cuidando da sementinha verdadeira plantada por eles.



Recursos Complementares

Professor, faça uma pesquisa antecipada sobre o plantio de sementes da laranja.

Algumas curiosidades:

1) Cuidando de um pé de laranja

O que é um pé de laranja ? A laranjeira é uma planta de origem clonal, ou seja, a reprodução sexuada ocorre em raríssimos casos (é recessiva) . As plantas comerciais que vocês conhecem são todas clones, mesmo as oriundas de sementes, cuja a germinação se dá a partir do nucelo (baguinho da semente) e não da gema. Essa primeira informação é importante para que nossa intimidade com a condução de uma planta de citrus leve a um bom aproveitamento dos ensinamentos que tentaremos levar até vocês de maneira simples, porém com um pouco de conteúdo científico. De onde veio a laranja ? A laranja é nativa do sul da China e as primeiras plantas foram trazidas para o Brasil por Dom João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O primeiro pomar comercial foi instalado em Limeira estado de São Paulo.

2) Suco de laranja ! Você sabia que... depois da banana a fruta mais procura e apreciada pelo homem é a laranja ?Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar e abre o apetite. acalma a sede, favorece a secreção do suco gástrico. da bílis e de todos os outros líquidos do tubo digestivo.Muito bom ingerir o bagaço muito bem mastigado ou o suco, de uma ou duas laranjas por dia, para facilitar o peristaltismo intestinal.A laranja é depurativo do sangue, eficiente contra artritismo, bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.É excelente remédio para pneumonia, e estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante. Funciona como calmante do sistema nervoso.É especial contra gripes, resfriados e febres. A laranja possui inúmeros nutrientes: Hidratos de carbono, minerais e vitaminas. Tanto o suco como a fruta devem ser consumidos preferivelmente em jejum.E ainda é gostoso, saboroso, delicioso para nossa alegria.


Visite o site:

Como Plantar e Cuidar de Um Pé de Laranja


Fonte: http://www.pessatte.com.br/pe%20de%20laranja.htm, acesso em 13/05/2010.


Avaliação

Para avaliar é importante ter uma prática bem organizada respeitando a faixa etária em que se trabalha e o tempo de cada criança. Assim, observe se as crianças compreenderam como são organizados os tempos em sala e os horários destinados a cada atividade.

Faça algumas indagações para concluir sua avaliação:

• As crianças passaram a respeitar os colegas e os combinados da turma?

• Desenvolveram noções de respeito e amizade?

• Conseguiram expressar-se oralmente e plasticamente?

• Compreenderam o processo de plantio de sementes e cuidaram da sementinha plantada?



Autor Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Co-autor(es)

Rita de Cássia Roger Mariano

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/




                                     REGRINHAS












































































BOM TRABALHO!!
















0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...