AUTISMO E ALFABETIZAÇÃO:A PRIMEIRA VEZ QUE ULISSES ESCREVE O NOME
                

                    



ATIVIDADES COM MÚSICAS PARA AUTISTAS





 As pessoas com autismo têm dificuldades na imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. Nosso trabalho enquanto pais e profissionais é estimulá-los. O importante é que tenhamos uma coleção de histórias e músicas. A sugestão é que comecemos com aquelas de personagens que eles gostem e que exija uma ação por parte da criança. Estamos disponibilizando a atividade da música “Eu tirei o dó da minha viola” para ser trabalhadas com pessoas com autismo e outras deficiências.





Esta sugestão de atividade foi dada por uma mãe que nos explicou que todas as terapeutas e professoras aplicam com sua filha.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.

PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE

                                                                




A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.


                                                           




Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma ideia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.
Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.

Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento


















ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS PARA AUTISTAS
                                                       
                                    

Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.

As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primárias como azul,vermelho,amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas pet.As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos.De forma intuitiva o aluno,logo de início consegue entender a atividade.


Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plásticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.




Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunferência formada de vários círculos representados por cada tampa.




Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a ideia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada
Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.

1° comece com uma cor em cada folha separada



2°- depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por vez desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.


3°- Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.


4°- Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.





Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.

Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão. 


Por Joaquim Melo e Ana Maria nascimento


Visitem este site ele é muito rico,pois compartilha com pessoas interessadas,as angústias,as conquistas,as alegrias e os resultados de pesquisas e experiências de sucesso obtidas com autistas.

PESSOAS QUE SENTIREM LESADAS OU PREJUDICADAS POR TER USADO EM MEU BLOG ESTAS ATIVIDADES PROPOSTAS ENTRE EM CONTATO,POR FAVOR.
claudia.piloto@yahoo.com.br













2 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quando a alma tem fome de beleza,
chegar aqui,
sentir as palavras e o seu perfume,
é encontrar o doce alimento da
alegria...
Alimento que me renova as energias,
quando muito já silenciou pelos caminhos...

A amizade é o alimento da esperança.

SUSSUMU KODAI disse...

Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes, os quais possuem não só estreita relação com relacionamentos como também com a dinâmica do funciomanento dos eventos desta vida. A bibliografia foi retirada do site www.profheliocouto.com.br、
O livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos de nossas vidas funcionam na prática.
Outros livros bem interessantes são o “O caminho Infinito" e o "Trovejar do Silêncio" de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
Há um ótimo livro, top em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
Todos os livros podem ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br, que sai mais em conta.
Estes livros ajudarão qualquer pessoa a ampliar o nível de consciência. A realidade、 é nós que a criamos e, assim, não há espaço para lamentações ou ressentimentos, pois somos os gestores dos acontecimentos da vida em sua integralidade.
Ats.

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...