MEIO AMBIENTE
5 DE JUNHO
PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ANA CARLA PORTH HORN
GEANE MÁRCIA DE MIRANDA
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder
Apresentação
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.
Público Alvo
Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos alfabetizadas cursando a 2o ano do ensino fundamental.
Objetivo Geral
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos de séries iniciais acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.
Objetivos
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
-Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
- Estimular a leitura e a escrita;
- Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);
- Desenvolver a oralidade, a socialização;
- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
Metodologia
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.
Estratégias
- História infantil que trate da questão do meio ambiente;
- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
- Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
- A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
- Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
- Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
- Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
- Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
- Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
- Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
- Ouvir e cantar a música;
- Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
- Ditado de palavras retiradas do texto.
Avaliação
O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.
http://anaseriesiniciais.blogspot.com/
Sustentabilidade e Consumo Consciente
Na atual sociedade de consumo que vivemos, muitas vezes deixamos de se preocupar com pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Pensar no consumo de forma correta, sem exageros e desperdícios é essencial para a preservação do nosso planeta. As empresas precisam se adequar, melhorar o processo produtivo, pensar nas embalagens, enfim
praticar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Você já pensou como pode fazer a sua parte?
Conheça os 3 Rs
Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no Mercado.
Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.
Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.
É importante lembrar que, para obtermos um bom resultado na melhoria do meio-ambiente, os 3 R’s devem ser trabalhados igualmente.
Atividade para o dia do meio ambiente
• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.
JOGUE O LIXO NO LIXO!
RESPEITE OS ANIMAIS
A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:
Materiais:
- 1 litro de água
- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite
- 2 gramas de pó de gelatina
- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)
- liquidificador
- 1 bacia grande
- 1 peneira de qualquer formato
Como fazer:
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.
2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.
3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.
4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.
5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.
6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.
Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21
Encontrei no site The Animals Save the Planet e gostei bastante da abordagem que eles dão para este tema tão importante para o futuro do nosso planeta e para o nosso futuro.
De uma maneira muito divertida, um grupo de animais são expostos à situações para exemplificar a importância da preservação do meio ambiente.
The Animals Save the Planet
Os Animais Salvam o Planeta
É SÓ CURTIR!!
ATIVIDADES
LEMBRANCINHAS PARA O DIA
DO MEIO AMBIENTE
Sapo em E.V.A molde para fazer
lembrancinhas com garrafas pet
Veja que bonita essa idéia para reciclar garrafas pet, fazendo lindas lembrancinhas com E.V.A.
Hoje o tema são os sapos, que em eva ficam lindos abraçados na garrafa pet. Depois é só imprimir o molde escolhido, recortar a pet e decorar.
Uma lembrancinha barata , fácil de fazer e fica muito bonito.
Agora é só escolher o molde do modelo de sapo que mais gostou, imprimir, pegar as garrafas pet (cortar o fundo), folhas coloridas de eva, tesoura e cola.
MOLDE
LEMBRANCINHA DO SAPINHO EM EVA E COPO DESCARTÁVEL.
PÁSSAROS DE E.V.A
PONTEIRAS DE GIRASSOL DE E.V.A
PARA VOCÊ REFLETIR...
POEMA
A Natureza Pede Socorro
(Gleidson Melo)
Um dia cinza, de sol, de luz e de sombras.
Lembranças do cheiro verde do mato.
Dos pássaros que cantavam no jambeiro.
Das crianças que brincavam na chuva.
Do meu ambiente, do meu lugar de viver.
Do meio ambiente saudável e feliz.
Das coisas da natureza, das águas tranquilas.
Da chuva, que de tão fina parecia orvalho.
Os pingos molhando a terra, o meu chão.
Hoje, coberto por asfalto e construção.
Mal posso lembrar-me dos idos passados.
Do vento, do tempo e da simplicidade.
Quase tudo era permitido e achávamos que não fazia mal.
Das folhas molhadas, do canto dos bem-te-vis.
Da pele queimada do sol, não sabíamos do perigo.
Não nos preocupávamos tanto com o planeta.
Fazíamos de tudo um pouco e um pouco de tudo.
Não nos cabia saber o que era ser sustentável.
Em harmonia, tudo era natureza e paz.
O lixo era lixo mesmo e não tinha valor:
Latas, pilhas, papelão e vidro, tudo de montão.
Hoje não suportamos mais e tudo se multiplicou.
Agora vivemos num planeta azul-acinzentado.
Manchas de óleo e petróleo surgem misteriosamente.
Os mares, rios e oceanos sofrem e a humanidade padece.
A chuva fina virou ácida, o ar ficou aquecido e a tempestade chegou.
Os peixes morreram, as aves fugiram e se perderam no caminho.
O agora já é o futuro, quase sem heranças.
Lutamos por um mundo equilibrado, verde e ecologicamente correto.
Buscamos dias de alegrias na selva das ilusões.
Ainda vejo as crianças brincando, correndo nas calçadas.
Quero acordar com a alegria do meu tempo e com a consciência do amanhã.
Quero despertar com o canto dos pássaros.
Com um sorriso estampado no rosto e poder brindar com a água da chuva.
Vamos nos unir e viver o nosso tempo de reconstrução.
O que perdemos, podemos reconquistar de forma consciente.
Ainda há tempo:
Pare, pense e reflita!
(Imagem: google search)
SITES INTERESSANTES!!
0 comentários:
Postar um comentário