A alfabetização fônica é um processo mais lento,mas é muito eficaz,uma vez que a criança aprendendo a distinguir os fonemas dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização.
Este método deve ser utilizado na sala de aula,mas como forma de intervenção para as crianças que apresentam dificuldades de lectoescrita.
Trabalhando de forma lúdica e sistemático o método constrói uma aprendizagem sólida progressiva,elevando a auto-estima e proporcionando prazer ao descobrir esse mundo.
1- Professora mostra a letra e pronuncia o som da mesma:
2- Dar exemplos de coisas, conhecidas das crianças, que iniciam com o som “a”. Pedir que repitam as palavras pronunciadas, desenhar no quadro ou mostrar figuras das mesmas.
3- Escrever ao lado de cada desenho o nome e destacar a letra “a”.
4- Escrever as diferentes formas que esta letra pode ser representada. Maiúscula, minúscula, de máquina e manuscrita.
5- Escrever o nome dos alunos e analisar se existe o som trabalhado nele. Destacar.
6- Vamos ler um texto sobre esta letra. A professora lê o texto podendo escrevê-lo no quadro ou dar uma folha com o texto digitado. (obs: explicar o que significa cada palavra nova apresentada)
A
Ela está no astronauta
a nas asa do avião.
Na andorinha, na arara,
na amizade e no azulão.
Pintar as figuras da folha apresentada destacando a letra A.
Aula 2
1- Recordar o som A trabalhado na aula anterior;(auditivo, visual e falado)
Mostrar a forma manuscrita e gráfica.
2- Oferecer uma folha com a letra A e várias figuras (sem os nomes) onde os alunos irão apontar, circular e pintar as que iniciam com o som trabalhado.
Sugestão de figuras: Amendoim, alfinete, agulha, alho, abajur, arara, avião, gravata, sapato, fósforo.
3- Após esta atividade feita a professora escreve o nome destas figuras e o aluno aponta e destaca a letra no início da palavra com uma cor e no meio e no final com outra cor.
4- Apresentar uma folha com figuras e seus respectivos nomes onde falta a letra “a”.
Pedir aos alunos que completem as palavras com a letra A (caixa alta).
Aula 3
1- Representar a letra no quadro em manuscrito;
2- Representar a letra em tamanho aumentado para que cada aluno possa experimentar o movimento correto da letra;
4- Distribuir uma folha com a letra “a” em manuscrito .Fazer o movimento da letra na folha dada; (com cola, tinta, colagem, etc)
5- Em folha branca treinar o movimento da letra livremente;
6- Cantar a música da D. Aranha. Distribuir uma folha com letra em manuscrito e pedir que circulem as letras “a” encontradas. Colorir as figuras.
7- Estar sempre com os seus nomes à vista para que estejam em contato com as letras de seus nomes;
Aula 4
1- Distribuir folha com vários nomes escritos e pedir que pintem somente os que iniciam com o som “a”;
2- Sugestão de música e brincadeiras para desenvolver a percepção auditiva:
- O sapo não lava o pé; ( cantar trocando as vogais)
- Repetir palavras trocando as vogais,
- Completar frases com palavras que terminem com som parecido;
3- Apresentar a vogal escrita em tarja;
4- Desenhar a tarja no quadro e solicitar que cada um venha escrever a letra com o movimento correto;
5- Após a criança escrever no quadro dar a ela o seu caderno de tarja com a lição já preparada para que ela escreva; (elaborar atividades de escrita e de percepção visual e auditiva)
Dicas:
· Executar o mesmo processo para as demais vogais;
· Não esquecer de associação grafema/fonema;
FONTE: ALFABETIZAÇÃO FÔNICA
FERNANDO CAPOVILLA Seguem algumas atividades
Uma ótima semana
http://carminatimaricato.blogspot.com/
1 comentários:
Ola Claudia ...
Parabéns pelo blog, me identifiquei com voce, principalmente quanto colocou aquela frase abaixo da foto de seu filho, pois, meu filho também tem nome de santo e é minha vida.Continue me seguindo! Também te seguirei. Ok?!
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