POESIA
POESIA SER CRIANÇA
Ser criança é alegria
É rir e chorar
É encantar a poesia
É uma flor maravilhosa.
Criança é forte
É um pássaro de amor
É viver com fraternidade
A criança é a cor da POESIA.
José Miguel Mota Carvalho – Escola dos Combatentes (Ovar
PROJETO: POESIA PARA TODO DIA
1º Ano do Ciclo II
Duração de 4 meses, sendo 2 vezes por semana;
Início em Março e término final de Junho;
Produto final: Coletânea de poemas para oferecer para biblioteca; elaboração de um DVD com os poemas produzidos para homenagearmos as mães;
CD com poemas declamados pelos alunos;
INTRODUÇÃO
"Toda a expressão e emoção do poeta estão traduzidas no poema por meio das palavras bem arrumadas, das rimas, da musicalidade produzida pela tonicidade da palavra e – mais do que isso – pelo jogo dos significantes e significados. Ao longo dos estudos da língua, os alunos vão aprendendo a identificar esses elementos formadores dos textos poéticos. Entretanto, é bom que – desde já – a ouvir um poema bem interpretado oralmente e se deliciem com o encantamento que a linguagem poética proporciona." (FANY ABRAMOVICH).
JUSTIFICATIVA
Este projeto será realizado em parceria com o projeto "Estudar pra Valer", especificamente o Projeto Poesia. Com objetivo principal de sensibilizar as crianças para a poesia, de forma que possam apreciá-la e, em suas tentativas poéticas, expressar sentimentos e emoções e ao familiarizarem com a linguagem poética sintam prazer em ler e ouvir poesias.
O projeto será ampliado com apresentação de outros poetas e poetisas, como, Vinicius de Morais, Cecília Meireles e Cora Coralina e outros. E o mesmo se justifica ao possibilitar a ampliação das aprendizagens de Língua Portuguesa, no que se refere tanto a forma como se lê e se produz o texto poético, quanto à proporção do sistema alfabético de escrita e ortografia.
OBJETIVO
-Produzir acróstico;
-Conhecer características do texto poético;
-Identificar diferentes ritmos, rimas, o jogo de palavras nos poemas;
-Recriar poema fazendo relação entre o som e a grafia;
-Ler e produzir paródia;
-Socializar poema (pais, amigos, escola);
-Revisar poemas envolvendo (ex: a diagramação e a ortografia);
-Ler com ritmo e entonação;
CONTEÚDOS
- Escrita de acróstico;
- Linguagem oral, leitura e característica do poema;
-Reescrita de poema fazendo relação entre som e grafia;
-Leitura e produção de parodia;
-Linguagem oral é organização do jogral;
-Revisão de poemas;
-Organização de sarau, cartaz e convite;
ETAPAS
-Iniciar com a pergunta sobre acróstico
-Ler com eles o acróstico e mostrar que é um tipo de poema (rimado ou não)em que se homenageia uma pessoa
-Fazer coletivamente um levantamento das características físicas e psicológicas das pessoas que puderam ser feita acróstico
-Orientar para a produção de acróstico (pessoal), ou seja, com seu nome
-Escolha alguém conhecido e ou especial (mãe, pai, irmão ou colega da sala).
-Registrar o acróstico no caderno ler para sala, fazer a revisão e digitar para ser socializada;
-Leitura de Poema "Identidade (PEDRO Bandeira) – fazer relação com identidade;
-Explorar o poema (proposta na ficha - 4)- "Estudar pra Valer", ou seja, discutir sobre poema;
-Ir a biblioteca, ler poemas selecionados pela PABE;
-Fazer leitura compartilhada de poemas, conversando sobre as características da forma do texto;
-Oferecer poemas para ler em casa e depois pedir que leiam para sala;
-Destacar as rimas de um poema, e substituir para outras palavras;
-Brincar com o ritmo, sonoridade e solicitar a recriação de um poema de forma coletiva. (arca de Noé, ou isto ou aquilo);
-Desmontar um poema e remontar do jeito que sentiu ou mias gostou (A vida José Lino GRÚ NEWALD – FICHA 4 – Verso – estudar pra Valer);
-Oferecer momentos de leitura silenciosa selecionar de poemas;
-Completar poemas com mais dois versos (linhas) sempre fazendo rimas o segundo verso com o quarto. (Rimas e quadras – FICHA – 5 – Estudar pra Valer);
-Propor apresentação de poema para outras salas na Biblioteca Interativa (jogral, diagramas) declamar;
-Digitar os poemas produzidos e ilustrá-los
-Produzir um convite para apresentação dos poemas
-Selecionar os poemas que serão apresentados e seus autores
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
-Ao iniciarmos o projeto sabemos que devemos resgatar a experiência dos alunos em relação as diversas formas de expressão da poesia, ou seja, partir do que eles já conhecem;
-Selecionar poemas e solicitar a pesquisa;
-Socializar os poemas pesquisados para a sala;
-Ao iniciarmos o estudo dos poemas, faremos uma leitura mais aprofundada, estimulando os alunos a imaginarem como ele é , antes da leitura,( por meio do título) e com questionamentos:
-Sobre o que vocês acham que o autor vai falar?
-De que forma ele falará disso?
-Que palavras ele usará?
-Organizar forma de socialização do projeto, ex.: enfatizar o "visual do mural", pois ele pode ser enfeitado, bem caprichado, mas é essencial também que seja organizado de maneira que não dificulte a leitura dos poemas expostos.
-Organizar oficinas para produção de poemas organizando os alunos : individual , em dupla e em grupo;
-Integrar outros espaços e profissionais como: PETI, BEI e Informática e outra áreas do conhecimento, envolvendo a interdisciplinaridade;
-Recursos: livros diversos, diferentes poemas e autores, diferentes suportes para registro, computadores, xerocópias de poemas, CD´S para gravações, câmeras fotográficas e filmadora;
-OBS. Cada turma estará organizando seqüência que envolva o seu produto final;
OBRAS E AUTORES ( POETA E POETISA)
111 Poemas para crianças , Sérgio Capparelli
O Berimbau , Manuel Bandeira
Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles
A arca de Noé, Vinicius de Moraes
Tem tudo a ver, Elias José
A onda, Manoel Bandeira
Cidadezinha qualquer, Carlos Drummond Andrade
Trem de Ferro, Manoel Bandeira
O buraco do tatu, Sérgio Capparelli
Para sempre, Carlos Drummond Andrade
A noite desabou sobre o cais, Jorge de Lima
Poesia fora da estante,
AVALIAÇÃO
Ocorrerá de forma escrita, oral, fotográfica, com registro reflexivo dos professores, envolvendo as atividades, relatando as impressões, facilidades, dificuldades, o conhecimento prévio do grupo, enfim, o processo vivido pois como diz Madalena Freire : " o registro de suas reflexões cotidianas significa abrir-se para seu processo de aprendizagem"
BIBLIOGRAFIA
ALTENFELDER, HELENA ANA, POETAS DA ESCOLA-CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA- SÃO PAULO;PETRÓPOLIS.2004- Aprender pra valer
Organizadora ,COSTA, MÓNICA RODRIGUES-COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS- SÃO PAULO, PUBLIFOLHA, 2002- Arco-Íris de letras
Ano 4 nº 37, março 2007. Editora Lua.Cotia SP. Revista do Educador. Guia Prático para professores, Ensino Fundamental -
site- http://www.editoralua.com.br/
Fonte:http://saboreieosaber.blogspot.com
Antecipação:
Questionar com os alunos:
"Você conhece alguma poesia?", "Você gosta de poesia?" , "O que é poesia?"
Dividir a turma em grupo e pedir para escrever sobre o que é poesia e expor num mural. Após, ler com os alunos o poema:
CONVITE
Poesia é brincar com palavras
Como se brinca
Com bola, papagaio e pião.
Só que
Bola, papagaio e pião.
De tanto brincar, se gastam,
As palavras não:
Quanto mais se brinca
Com elas,
Mais novas ficam.
Como a água do rio,
Que é água sempre nova.
Como cada dia,
Que é sempre um novo dia.
(Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1991)
Depois dessa leitura, provocar uma conversa sobre poemas, fazendo-os observar a estrutura, o jogo das palavras, a beleza, as idéias que se tem sobre o título, versos, e algumas palavras do poema. Colher as idéias e expor no mural. Em dupla pedir para comparar o que produziram com as atividades desenvolvidas após a leitura e anotarem as conclusões. Mostrar as variedades de idéias e prepará-los para uma nova produção:
Produzir Poemas é uma atividade lenta e difícil, mas não impossível.
Trabalhar poemas a partir de canções, acrósticos, trava-línguas, parlendas, provoca-se a noção da necessidade de ritmo, melodia e poesia no texto. (ir questionando o que é... e respondendo retoricamente.
Desenvolvendo atividades interdisciplinares para produzir poemas a partir de uma canção.
. http://estherpais.blogspot.com
SAIBA MAIS SOBRE A POESIA...
A poesia, ou gênero lírico ou lírica é uma das sete artes tradicionais, uma forma de linguagem.
A poesia é uma linguagem verbal criativa.
Os gêneros de poesia permitem uma classificação dos poemas conforme suas características.
O poema épico é, geralmente, narrativo, aborda temas como a guerra ou outras situações extremas. Já o poema lírico pode ser muito curto.
Poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor, palavras que tocam a alma.
A matéria-prima do poeta é a palavra, ele tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática.
ATIVIDADES
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