ATIVIDADES COM MÚSICAS PARA AUTISTAS
As pessoas com autismo têm dificuldades na
imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que
se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. Nosso trabalho enquanto
pais e profissionais é estimulá-los. O importante é que tenhamos uma coleção de
histórias e músicas. A sugestão é que comecemos com aquelas de personagens que
eles gostem e que exija uma ação por parte da criança. Estamos disponibilizando
a atividade da música “Eu tirei o dó da minha viola” para ser trabalhadas com
pessoas com autismo e outras deficiências.
Esta sugestão de atividade foi dada por uma mãe que nos explicou que todas as terapeutas e professoras aplicam com sua filha.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.
PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
A atividade é composta em folhas soltas, na seqüência da música, onde em cada folha tem a imagem com a letra da música referente à imagem. A cada seqüência da música vamos mostrando a folha por vez. Esta música, “Eu tirei o dó da minha viola”, exige uma identificação de objetos e ações por parte da criança, como o gesto de dormir, rezar, comer mingau, falar, sorrir, laranja é muito bom, silêncio e é bom camarada. Pois desta forma a criança será estimulada a fazer o gesto proposto e entenderá que a música tem uma seqüência.
Essas músicas podem ficar dispostas numa pasta sanfonada e fora da pasta ficar as fotos identificando cada música que contém na pasta. Com o tempo a criança pode escolher qual música quer cantar e ouvir.
Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma ideia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.
Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.
Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.
Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS PARA AUTISTAS
Não é tão simples ensinarmos cores e formas
geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este
aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando
com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta
experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco
tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas
as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já na Educação
Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática.
Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos
aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a
criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores
faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da
beleza da vida. A ideia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar
este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primárias como azul,vermelho,amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas pet.As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos.De forma intuitiva o aluno,logo de início consegue entender a atividade.
Esta atividade ensina as cores primárias como azul,vermelho,amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas pet.As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos.De forma intuitiva o aluno,logo de início consegue entender a atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e
triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são vermelho,
azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade.
Aqui são usados palitos de plásticos coloridos(da kibon
do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de
madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos
usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme
as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas
de pet. A técnica usada é a mesma, basta
fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunferência formada
de vários círculos representados por cada tampa.
Atividade de
Cores com tampas variadas com Velcro. Notem
que a ideia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos
usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é
a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha
neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve
ser colocada.
Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1° comece com uma cor em cada folha separada
2°- depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por
vez desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.
3°- Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora
com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
Veja que foram
usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que
aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga
de uma forma de uso didático desses materiais.
Muito importante
que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente
surgirão.
Por Joaquim Melo e Ana Maria nascimento
Visitem este site ele é muito rico,pois compartilha com pessoas interessadas,as angústias,as conquistas,as alegrias e os resultados de pesquisas e experiências de sucesso obtidas com autistas.
PESSOAS QUE SENTIREM LESADAS OU PREJUDICADAS POR TER USADO EM MEU BLOG ESTAS ATIVIDADES PROPOSTAS ENTRE EM CONTATO,POR FAVOR.
claudia.piloto@yahoo.com.br
1 comentários:
Querida amiga
Quando a alma tem fome de beleza,
chegar aqui,
sentir as palavras e o seu perfume,
é encontrar o doce alimento da
alegria...
Alimento que me renova as energias,
quando muito já silenciou pelos caminhos...
A amizade é o alimento da esperança.
Postar um comentário