JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.
- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )
- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.
- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.
Mais idéias...
Idéia da Ana Margarida:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho,explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.
POESIAS
1)- NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA
JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO
2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS...
3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA
COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.
NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.
O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.
LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.
ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.
DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.
( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )
CONHECENDO A FLOR
OBJETIVOS GERAIS:
•Conhecer as características da flor;
•Construir os conceitos básicos sobre os componentes da flor;
•Perceber o processo de desenvolvimento da flor;
•Perceber a importância da preservação da flor;
•Incentivar o respeito às flores.
METODOLOGIA:
•Utilizar modelos de flores trazidas pelas crianças;
•Contar quantas flores vieram e quantas crianças trouxeram flores.
•Indagar as crianças, problematizando o conteúdo quem sabe como a flor surge? Por que ela é tão importante? Como se desenvolvem outras flores?
•Solicitar as crianças que representem em desenhos a flor e como a imaginam;
•Partir do desenho da criança para explicar o conteúdo;
•Cada criança irá desmanchar a flor em partes, começando pela pétala;
•Observar o que encontram no interior da planta;
•Sistematizar as partes encontradas; (quantas partes, odores, cheiro, etc.).
•Guardar as pétalas, em local combinado com as crianças e com tempo definido e após este prazo observar o que aconteceu com elas.
•Usar como recurso o vídeo Reino das Plantas;
•Cantar músicas sobre flores;
•Brincadeiras de roda – (Eu Sou a Florista)
•Teatro de fantoches (falando sobre a reprodução das flores e sua importância);
•Leitura de texto informativo sobre o tema.
CONHECENDO AS FOLHAS
OBJETIVOS GERAIS:
•Conhecer as características das folhas;
•Identificar as diferentes formas de folhas;
•A importância da folha para as plantas.
METODOLOGIA:
•Realizar observação no pátio do colégio e colher diversos tipos de folhas;
•Comparar o tamanho, a forma, a textura, as cores;
•Contar quantas folhas foram colhidas;
•Quantas menores, quantas maiores, quantas do mesmo formato;
•Colocar uma folha colhida em baixo de uma folha sulfit e passar o giz de cera ou lápis preto ou de cor em cima do papel e observar o efeito produzido;
•Picar algumas folhas, colocar em um vidro e cobrir com álcool, após duas horas observar e questionar as crianças sobre o que aconteceu. Por que as folhas ficaram esbranquiçadas?
•Explicar o porque as folhas são verdes e o que dá a cor verde as folhas.
AVALIAÇÃO: Observar o desempenho, e participação de cada criança nas atividades propiciadas.
ATIVIDADES DA PRIMAVERA
UMA LINDA PRIMAVERA PARA VOCÊS!!
BEIJINHOS!!
FONTE: http://wata-eh-legal.blogspot.com/
3 comentários:
Olá amiga Cláudia o seu blog ficou show, está lindo, mais colorido,você fez um belissímo trabalho, e quem ganha com isso somos nós, amiga tenha uma sexta feira maravilhosa, e já vou clicar, beijos.
Olá Cláudia tudo bem? Obrigada por vir me visitar e ser minha seguidora. Sua visita será sempre bem vinda. Tenho um blog infantil, depois passa lá para dar uma olhadinha
http://meuespacoinfantil.blogspot.com/
Beijos no coração.
Bendiciones!!
preciosos sus trabajos,
bello su blog!!
gracias x visitarme .-
cariños chetica.-
blogueras unidas 896
Postar um comentário