21 DE SETEMBRO
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Fonte:Blog Prof: Ananda
Projeto Amigos da Árvore
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve início pela primeira vez no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, em 1972, e é comemorado no dia 23 de setembro, junto ao aniversário de Julius Sterling Morton, responsável pela plantação de árvores naquele estado. No Brasil, o dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera porque era a época das chuvas e quando eles preparavam o solo para o plantio.
Esta data é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos inúmeros benefícios que as árvores nos trazem e da necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas, cuidando da fauna e flora do nosso país.
JUSTIFICATIVA
Muitas pessoas não reconhecem a importância da preservação do meio ambiente, por isso, este projeto visa a despertar nas crianças a consciência ambiental para que possam ser os agentes de informação em suas respectivas famílias
OBJETIVOS
Sensibilizar os alunos com as questões ambientais e perceber a importância das árvores para a vida na Terra; Descobrir que as árvores dão sombra e mantêm a umidade do ar, fazem a fotossíntese que libera o oxigênio para a atmosfera, não permitem a erosão de solos e que são de vital importância para o equilíbrio da natureza.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
DURAÇÃO
Uma semana com a culminância no Dia da Árvore
DESENVOLVIMENTO
1 – Formar uma roda de conversa e introduzir o tema aos alunos, descobrir o que eles sabem sobre o assunto e propor pesquisas e sugestões de maneiras de conscientizar a população a respeito da preservação do meio ambiente.
2 – Assistir com os alunos ao DVD Árvore Viva, da Turma do Nosso Amiguinho, e depois propor que montem um painel com gravuras que mostrem os benefícios que as árvores nos trazem.
3 – Trabalhar atividades específicas para cada turma:
1º ano – Pesquisar a importância da árvore na alimentação e depois fazer um lanche coletivo com salada de frutas.
2º ano – Pesquisar a diversidade de árvores que existem no nosso país e depois preparar uma exposição com fotos de árvores que compõem a fauna brasileira.
3º ano – Estudar as partes que compõem a árvore e o processo de fotossíntese, depois elaborar cartazes que ilustrem o que aprenderam.
4º ano – Pesquisa sobre queimadas, desmatamento e desenvolvimento sustentável, depois produzir folhetos explicativos sobre o assunto.
5º ano – Preparar com os alunos um esquete teatral para ser apresentada aos pais e à comunidade. A Fábula das Três Árvores é uma sugestão para a dramatização
CULMINÂNCIA
Realizar a comemoração oficial do Dia da Árvore com convite aos pais e à comunidade, com as seguintes atividades:
- Exposição dos trabalhos realizados por cada turma.
- Apresentação do esquete teatral. - Distribuição de sementes ou mudas para os visitantes plantarem em suas residências.
AVALIAÇÃO
Durante o projeto, será medida pelo envolvimento da equipe escolar, dos alunos, pais e comunidade e depois com a percepção da mudança de atitude observada nos participantes com relação às questões ambientais.
17/09/2010 às 10:00 | Por Críscia de Avarenga Ribeiro de Camargo
ATIVIDADES
LEMBRANCINHAS
FONTE: